Ellen Oléria
finca Ellen Oléria foi uma das artistas que passou pelo palco do Finca. (Crédito: André Violatti/Esp. CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF.) Ellen Oléria

Finca mantém viva a tradição de festivais em Brasílila

Publicado em Música

Festival Universitário da Música Candanga, o Finca é um dos raros festival de música na capital. A final ocorre no dia 27.

Houve tempo em que eram realizados muitos festivais em Brasília. Os que mais se destacaram foram os promovidos pelo CEUB e o pelo Colégio Objetivo. O primeiro revelou para o Brasil Raimundo Fagner, Clodo Ferreira e a banda Placa Luminosa,que tocou na abertura da primeira edição do Rock in Rio, em 1985, acompanhando Ney Matogrosso. Do segundo, tomaram parte músicos que viriam a formar em bandas de rock brasilienses do anos 1980.

Não se pode esquecer também do que ocorria no Gama, que mobilizava cantores, compositores e grupos da capital e até de outras regiões do país, com a participação de nomes destacados da música brasileira e com boa repercussão.

Móveis Coloniais de Acaju
A banda Móveis Coloniais de Acaju venceu uma das edições do festival. (Crédito: Iano Andrade/CB/D.A Press. Brasil. Brasília – DF.)

Um dos raros que se mantém é o Festival Universitário de Música Candanga, o Finca, no âmbito da Universidade de Brasília, que já teve como vencedores a cantora e compositora Ellen Oléria e a banda Móveis Coloniais de Acaju. A final da edição de 2017 será no dia 27, no Centro Comunitário Athos Bulcão, tendo com a participação de 13 concorrentes — 12 com músicas cantadas e três com músicas instrumentais.