(DIVULGAÇÃO/YASUYOSHI CHIBA)
YASUYOSHI CHIBA (DIVULGAÇÃO/YASUYOSHI CHIBA) (DIVULGAÇÃO/YASUYOSHI CHIBA)

Relembre a relação de Caetano Veloso com o carnaval

Publicado em Música

O tropicalista contribuiu decisivamente para a popularização do carnaval em Salvador. Caetano Veloso compôs, entre outros, o LP Muitos carnavais.

Ao final do do Altas horas, programa de Sergio Groissman, na sexta-feira, Caetano Veloso voltou a exibir sua faceta de folião, cantando Luz de Tieta com Tatau (ex-Araketu), Ninha (ex-Timbalada) e Reinaldinho (Ex-Terra Samba), que estão juntos no projeto Axé 90 Graus. O eterno tropicalista há muito tempo é ligado à folia e contribuiu decisivamente para a popularização do carnaval de Salvador ao compor, em 1962, Atrás do trio elétrico, incluído no repertório do seu álbum branco. Esse frevo clássico faz parte também do LP Muitos carnavais, lançado por ele em 1977, que trazia também, Chuva suor e cerveja (gravado num compacto e também por Gal Costa no Fa-Tal).


Caetano que, em outros tempos, participava do Encontro de Trios, na Praça Castro Alves, no retorno do exílio em Londres, foi homenageado com o lendário trio Caetanave; e costumava dar canja no Trio Elétrico de Dodô e Osmar, a convite do guitarrista Armandinho Macedo.

Em 1994, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia e Gal Costa receberam homenagem da Mangueira, e desfilaram na Marquês de Sapucaí
embalados pelo samba-enredo Atrás da Verde e Rosa só não vai quem já morreu. Já em 2009 e 2013, trocou o carnaval da capital baiana
pelo de Recife, onde fez shows no palco instalado no Marco Zero, levando a público ao delírio.

 Caetano, Moreno, Zeca e Tom Veloso se apresentam em dezembro em Brasília. Crédito: Arquivo Pessoal.
Caetano, Moreno, Zeca e Tom Veloso se apresentam em dezembro em Brasília. Crédito: Arquivo Pessoal.cAETANO

Dois meses antes dos festejos carnavalesco do próximo ano, Caetano vem a Brasília. No dia 2 de dezembro, se apresenta no auditório master do Centro de Convenções Ulysses Guimarães,com os filhos Moreno, Zeca e Tom, que estavam com ao seu lado no Altas Horas. Sobre Caetano Moreno Zeca Tom Veloso (nome do show) o autor de Alegria Alegria diz: “É um how familiar, nascido da minha vontde de ser feliz. Ter filhos foi a coisa mais importante da minha vida adulta. O que aprendi com o nascimento de Moreno — e se confirmou com as chegads de Zeca e Tom — não tem nome e não tem preço”.