ofertório Crédito: Universal Music/Divulgação

Sons da Noite: Show Ofertório, de Caetano Veloso e filhos, está de volta a Brasília

Publicado em Coluna Sons da Noite

Confira a coluna Sons da Noite publicada nesta sexta-feira (23/11) no Divirta-se Mais

Músicos de família

Caetano, Moreno, Zeca e Tom, todos Veloso, poderiam ser vistos como uma família de músicos. O patriarca, porém, prefere vê-los como “músicos de família”. Independentemente da denominação, eles estarão de volta a Brasília e ao auditório master do Centro de Convenções Ulysses Guimarães em 1º de dezembro com o aclamado espetáculo Ofertório.

Registrado em CD Ao Vivo e DVD, o show — visto em várias capitais brasileiras e cidades da Europa — cumpre turnê em 2019 nos Estados Unidos. O roteiro reúne clássicos da obra de Caetano Veloso como, Alegria, alegria, Força estranha, Oração ao tempo e Reconvexo, e novos sucessos, entre os quais How beautiful could a being be (Moreno Veloso), Todo homem (Zeca Veloso) e Clarão (Tom Veloso). Não recomendado para menores de 12 anos.

Homenagem ao mestre

Com o show No passo de Wilson Moreira, o Casuarina homenageia o saudoso compositor carioca, morto em setembro. Eles se apresentam de 30 de novembro a 2 de dezembro, no Teatro da Caixa (Setor Bancário Sul). O grupo, formado por Daniel Montes (violão 7 cordas), Gabriel Azevedo (pandeiro e voz), João Fernando (violão) e Rafael Freire (cavaquinho), e a convidada especial Fabiana Cozza vão relembrar sambas do mestre — em parceria com Nei Lopes — como Goiabada cascão, Judia de mim e Senhora liberdade. Não recomendado para menores de 12 anos.

Eu recomendo

Salsa, ritmo caribenho popularizado por compositores, cantores e músicos cubanos, dá o tom no espetáculo de música e dança, dirigido por Ana Diniz, que os grupos Corazón Salcero e Cia de Danza Melquiade Hernández apresentam nesta sexta-feira (23/11), às 20h, no Teatro dos Bancários. Na trilha sonora, composições consagradas do repertório do cantor Juan Luis Guerra, da cantora Celia Cruz e das bandas Azucar Negra, Maykel Fronts y Salsa Mayor e Pupy y Los Que Son Son. Classificação indicativa livre.

Concerto popular

17/03/2011. Crédito: Washington Possato/Divulgação. Cantor Jorge Vercillo.

Cantor e compositor de popularidade entre os brasilienses, Jorge Vercillo é a atração da terceira edição do OFB Show, dia 1º de dezembro, no Teatro Pedro Calmon (Setor Militar Urbano). Os outros participantes são Beto Dourah e o Coral 10. Todos vão ser acompanhados pela Orquestra Filarmônica de Brasília, sob a batuta do maestro Thiago Francis. Classificação indicativa livre.

Vozes negras

Fernanda Jacob, cantora brasiliense que vive Dona Ivone Lara no musical sobre a saudosa cantora e compositora carioca, em cartaz no Rio de Janeiro, é protagonista do projeto O samba na rua – O Tom das pretas, que estreia em 1º de dezembro, na Praça Central do Setor Comercial Sul. Ela tem como convidada especial Teresa Lopes. Classificação indicativa livre.

Mimosa resiste

Festa que há seis anos ferve na noite de Brasília, a Mimosa decidiu ser um espaço de resistência cultural de perseguições a negros, mulheres, comunidade LGBT e demais minorias. Na edição de 1º de dezembro, no Outro Calaf , livros doados serão trocados por descontos nos ingressos. De acordo com o DJ e produtor Sandro Biondo, as obras irão para uma escola da Estrutural. Não recomendado para menores de 18 anos.

Em tributo

Abba Mamma Mia – The tribute show é o nome do espetáculo que as cantoras Gwendolyne Moore (como Agnetha) e Florencia Róverew (como Frida) fazem na quinta-feira da próxima semana, no Teatro Oi Royal Tulip Brasília (Setor de Hotéis e Turismo Norte). Elas têm a companhia de Nicolás Salvador (guitarra e vocal) e Sergio Gutierrez (piano e vocal). Classificação indicativa livre.

Cultura popular

A 18ª edição do Encontro e Folia de Reis do Distrito Federal será lançada sábado (24), às 19h, no foyer da Sala Villa-Lobos, com entrada franca. A programação desse evento de cultura popular contará com a participação do violeiro Volmi Batista, da dupla de violeiros ndares e Fernandes, dos grupos Folia de Reis João Timóteo (Ceilândia) e Menino Jesus (Brazlândia), além do teatro de bonecos Bendita Dita. Classificação indicativa livre.