Turo vai acabar como “Rent a Car” como o Uber acabou com os Taxis

Publicado em Transporte e Automóveis

Turo é uma startup que permite proprietários de carros colocá-los à disposição para que, através de um aplicativo, outras pessoas possam alugá-lo, baixando, assim, os preços e eliminando intermediários. Fundada como RelayRides, por Shelby Thomas Clark em 2009, trocando em miúdos, a Turo é o equivalente ao Amazon para quem precisa alugar um automóvel. É um belo exemplo de uberização!

Através do aplicativo, por um lado, o usuário pode escolher o modelo de sua preferência, marcar o local de retirada e pagar pela utilização do possante. Por outro lado, quem tem um carro em boas condições pode fazer um dinheiro extra, a la AirBnB, no tempo em que seu carro encontra-se ocioso.

A título de exemplo, podemos fazer a cotação de um carro de valor de mercado de 32 mil dólares. Alugando-o por 14 dias por mês, é possível fazer cerca de 7.300 dólares por ano. Com um carro de 75 mil, por exemplo, reservando-se o mesmo período para locação, o valor pago pela Turo pode chegar até 21.500 por ano.

como funciona o turo

Disponível em mais de 300 aeroportos e em lojas (Atlanta, Miami, Boston, San Diego, Chicago, San Francisco, Denver, Seattle, Honolulu, Washington DC, Houston, Los Angeles), é possível em poucos minutos ter acesso a um carro em qualquer uma das 2.500 cidades cadastradas dos Estados Unidos.

turo rent a car atraves de um app tecnoveste

Além de contar com um serviço de entrega e retirada do automóvel em domicílio, o chamado valet, é possível que donos de pequenas frotas e concessionárias coloquem seus automóveis para rodar dentro do Turo e façam um bom dinheiro, dependendo, é lógico, do modelo e do ano de fabricação dos veículos.

Assim como o Uber, o Turo surgiu para criar novos paradigmas para a mobilidade urbana. Sua peculiaridades, contudo, não deixam óbvias quais serão os interesses dos setores tradicionais que serão afetados. A única certeza que podemos ter é que quem se mantiver na zona de conforto rapidamente tornar-se-á obsoleto.

Baixe o aplicativo para iOS e para Android, e faça a equipe do Turo saber que precisamos que esse serviço chegue logo ao Brasil para pararmos de ser explorados pelo oligopólio do Rent a Car no Brasil.