telegram-explode-apos-bloqueio do whatsapp no brasil tecnoveste

Telegram explode em popularidade após novo bloqueio do WhatsApp no Brasil

Publicado em Aplicativos, Tecnologias Mobile

Em nos últimos 18 meses, o WhatsApp foi bloqueado mais de uma vez. Aparentemente a Justiça brasileira não entende o que é critptografia nem  se preocupa com as possíveis repercussões jurídicas futuras e como podem ensejar abertura de precedentes para a violação da privacidade dos usuários da internet.

Em primeiro de março de 2016, o Vice-Presidente para América Latina do Facebook havia sido conduzido à delegacia para prestar esclarecimento com relação ao desacato a determinação judicial de bloquear o aplicativo WhatsApp – veja o post completo aqui. Naquela época, além de multa diária por descumprimento, foi determinado que as operadoras de telefonia também bloqueassem o acesso ao aplicativo.

O magistrado Marcel Maia Montalvão do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ-SE) determinou novo bloqueio do WhatsApp para esta segunda-feira, 02 de maio, e, como já era de se esperar, a história se repetiu, inclusive com efeitos adversos. Assim como aconteceu quando as empresas da indústria fonográfica bloquearam o Napster, a atividade dos usuários não diminuiu e a utilização de serviços se pulverizou – ver post sobre empoderamento do usuário.

Como da vez anterior, concorrentes diretos do WhatsApp – Viber, IMO, Telegram – ganharam milhões de usuários em poucas horas. O Telegram há muito tempo oferece serviço de mensagens critptografado e mais opções de configuração que o seu o popular app do balãozinho verde, e essa foi mais uma oportunidade de consolidar sua posição no mercado.

A procura pelo serviço e a inscrição de novos usuários foi tamanha que nem mesmo as operadores de telefonia brasileiras deram conta de encaminhar as mensagens SMS de verificação que o Telegram envia ao usuário quando cadastra um novo número. Em uma das declarações sobre o caso em sua conta no Twitter, a equipe do Telegram afirmou:

“Infelizmente, as operadoras de telefonia brasileira não estão conseguindo aceitar as mensagens SMS que estamos enviando devido à incrível demanda. Não há nada que possamos fazer por agora.”

 

telegram messenger twitter account tecnoveste

 

O Telegram tem várias vantagens sobre o seu concorrente, como, por exemplo, todo novo amigo que baixa e instala o app, ele automaticamente coloca o contato no “stream” da tela principal do aplicativo, para que o usuário saiba quais dos seus contatos já estão prontos para se comunicar por meio do serviço. Além de permitir utilização mais avançada que o WhatsApp, o Telegram permite a criação de bots, que são programas automatizad0s que permitem agilizar rotinas e interagir com o usuário como uma espécie simplificada de inteligência artificial.

A preocupação com a neutralidade da rede tem crescido nos últimos anos, impulsionada pela necessidade de maior transparência dos governos e das empresas e pelo anseio das pessoas de todo o mundo por mais privacidade. O bloqueio do WhatsApp é um golpe na internet livre e, segundo o Relatório da Organização das Nações Unidas, de junho de 2011, a restrição indevida ao uso da internet é uma afronta aos Direitos Humanos.