Sherpaa, a uberização da medicina: diagnósticos médicos direto no smartphone

Publicado em Aplicativos

Nos anos recentes, Brasília, São Paulo, Santa Catarina e Minas Gerais, entre outras cidades, enfrentaram problemas com planos de saúde regionais que foram proibidos de operar pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O problema do oligopólio nos planos de saúde, enfrenta os mesmos desafios que os táxis e as operadores de telefonia enfrentaram, respectivamente, diante do Uber e do Whatsapp. Há uma startup que nos próximos anos chegará ao Brasil para criar tumulto para os mal empresários da área da saúde e soluções para o cidadão comum: a Sherpaa.

A Sherpaa elimina os intermediários e coloca pacientes e médicos em contato direto através de um aplicativo de comunicação assíncrona que permite que, online, o profissional tenha acesso aos sintomas, solicite exames e emita receitas médias para os seus clientes. Fundada por pelo pediatra Jay Parkinson e pela empresária Cheryl Swirnow, A Sherpaa recebeu mais de 7,9 milhões de dólares de 10 investidores em apenas duas rodadas de investimento e promete fortalecer o produto que oferece.

Com a Sherpaa 70% dos problemas de saúde são tratados por meio do aplicativo, não há necessidade de pagamentos adicionais por taxas ou serviços. Com planos individuais ao preço de 40 dólares mensais e familiares à 35 por pessoa, a Sherpaa oferece atendimento médio 24 horas, encaminhamento para especialistas e exames médicos variados. Dessa maneira, somente 30% das chamadas médicas iniciadas pelo app precisam de indicação para visita ao especialista tradicional.

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Como funciona o Sherpaa

  1. O paciente que precisa de atendimento urgente ou de indicação para tratamento utiliza o app para se comunicar com um médico;
  2. O médico recebe a solicitação e, através do aplicativo, envia ao paciente uma sequência de perguntas que o ajudarão da indicar um tratamento;
  3. O paciente envia as respostas e, se for necessários, os exames médico solicitados;
  4. O médico analisa o material enviado e orienta o paciente para se encaminhar à farmácia para retirar os medicamentos necessários ou ao médico especialista que tratará da doença do paciente.

 

Quem são os médicos

Os médicos que trabalham com a Sherpaa são verificados e, quando necessário, poderão te atender presencialmente. O médico, generalista ou especialista, que te atende será sempre o mesmo e você pode assegurar que ele ou ela trabalha 100% para a Sherpaa. Assim, sua comunicação e o seu registro médico fica arquivado para fácil acesso e não precisa ficar passando de mão em mão. Como o profissional já te conhece, facilita o processo de triagem e diagnóstico. Sempre acessível, quantas vezes for preciso, sem custo adicional e com a qualidade que o serviço de saúde merece.

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Personalização do serviço

Quando um “case médico” é criado, o paciente descreve os sintomas que está sentido e se tem algum histórico de saúde relacionado a ele. A partir daí, o aplicativo identifica o profissional mais qualificado para atendê-lo e a comunicação começa. Com texto, fotos, ligações telefônicas e, até mesmo, chamadas de vídeo, paciente e médico entram em contato para resolver o problema. Se demorar apenas 10 minutos ou 10 meses para que seu tratamento seja feito, você não precisa se preocupar, seu plano Sherpaa cobrirá os custos do atendimento e do acompanhamento médico.

 

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Conclusão

A ineficiência dos planos do saúde serão a maior causa para o seu ocaso. Saber atualizar-se com relação aos procedimentos e as tecnologias mais recentes é imperativo para as empresas de todos os setores da economia. Ouvir o cliente e pensar o negócio globalmente é o que faz empresas manterem-se no atual mercado globalizado, em que demoras e ineficiências constantes podem fazer a diferença entre uma relação perene e saudável com o cliente e uma relação tensa e deteriorada com quem, em última instância, viabiliza economicamente a existência da empresa. O modelo Sherpaa, em algum momento chegará ao Brasil, e, por isso, é preciso que as atuais empresas se “uberizem” antes que seja tarde demais – ver post sobre uberização.