monika hossaki

PERFIL EMPREENDEDOR: Monika Hosaki Silvino (@advogandoparastartups) #entrevinsta

Publicado em Entrevistas

Eu sou a Monika Hosaki Silvino, advogada especialista em Direito Empresarial pela PUC/SP e Direito Digital Empresarial pela FGV/SP. Atuo na consultoria jurídica para empresas com ênfase em startups e inovação. Sou sócia gestora do núcleo de Direito Digital da SCSA Advogados, autora do perfil @advogandoparastartups, entusiasta do ecossistema de startups brasileiro e viciada em Coursera!


1) Qual é a maior desafio legal que as startups enfrentam?
Os desafios são vários! O Brasil é, infelizmente, um país bastante burocrático e as inúmeras obrigações legais e fiscais para se abrir e manter uma empresa dificultam a atividade empreendedora no país.
Para as Startups também há o peso de se tomar algumas decisões para a alocação de riscos na estruturação das empresas sem um apoio especializado. Os advogados tradicionais geralmente não conseguem alcançar o equilíbrio entre a segurança jurídica e a viabilização da atividade empreendedora inovadora, especialmente sobre propriedade intelectual e estratégias societárias.

2) Qual é a importância da advocacia preventiva e da consultoria jurídica?
Para quem empreende a advocacia consultiva é fundamental. Evitar os problemas economiza o capital escasso das startups early stage e tempo (que é um ativo super importante para as startups também) já que o poder judiciário ainda é muito moroso.

3) Qual a principal diferença entre um advogado empresarialista comum e um advogado especialista em startups?
O advogado de startups tem que ter o conhecimento da dinâmica do mercado e um foco maior em entender o negócio do cliente. Muitas vezes, em minha atuação, exerço o papel de mentora: indicando os melhores passos do ponto de vista jurídico, pensando na estratégia do startupeiro. .
.