toninho ilustrador

PERFIL ARTÍSTICO: Toninho Euzebio (@teuzebio) #entrevinsta

Publicado em Eventos

1. Quando você começou a criar ilustrações que completam e modificam o mundo real?
Além de ilustrador, sempre trabalhei como Diretor de Arte em agências de publicidade. A mistura de ilustração e uma foto é um recurso na publicidade e o que fiz foi apenas fazer a mesma coisa só que no meu cotidiano. Meu primeiro desenho foi feito em 2015 e eu não tinha a menor pretensão de tornar isso popular. Fiz um desenho em uma fila que eu estava e este desenho completava uma mulher e um balão onde saía uma frase reclamando da demora no atendimento… depois fotografei com o celular e postei nas redes sociais. A partir deste primeiro, meus amigos me incentivaram a fazer outros e isso foi crescendo. .

2. Como funciona seu processo criativo?
O material que usa para o meu trabalho é um caderno Moleskine, canetas e o celular. Com isso é bem simples meu processo criativo que pode ser feito a partir de uma ideia pré-concebida, de tanto passar por um monumento por exemplo, ou vou a este local e vejo o que rola de fazer. Algumas vezes até minha filha me dá umas ideias. Pra mim, o importante é que seja simples, às vezes lúdico e divertido e a execução tem que ser rápida pois como faço no local, sem montagem, não posso correr o risco de mudança da luz do sol ou algo desse tipo.
.

3. Você gosta de ilustrar livros?
Gosto de ilustrar livros sim. Já fiz alguns livros voltados para literatura infantil, tratando de temas como Aids, Cigarro e Drogas, estes em parceria com o escritor Humberto Junqueira e foram adotados como livros para-didáticos pela fundação Educacional do DF. Recentemente ilustrei o livro “Cérebro Ninja”, do Dr. Fernando (@drfernamdoneuro) que tem um quadro no programa Encontro com Fátima Bernardes. No começo do ano, será lançado um outro para crianças que são poesias divertidas escritas por Leonardo Teixeira, “ Riso Rimado”