Olimpíada do Conhecimento do SENAI no DF Brasilia 2016 tecnoveste

Olimpíada do Conhecimento do SENAI reúne profissionais de 22 áreas diferentes no DF

Publicado em Eventos

A maior competição de educação profissional das Américas, Olimpíada do Conhecimento do SENAI acontecerá entre os dias 10 e 13 de novembro, no Distrito Federal. O torneio bienal reúne estudantes dos cursos técnicos e de formação profissional das unidades do Senai e dos Institutos Federais de todo o país.

Em 2016, a competição, além de ter ganhado um novo formato, apresentará desafios inéditos para que se sobressaiam os melhores. As áreas do conhecimento da olimpíada envolverão os seguintes setores tecnológicos: Manufatura e Engenharias; Tecnologia da Informação; Engenharias Agrícola e Pecuária; Construção e Edificações; Transporte e Logística; Serviços; e Moda e Criatividade.

Há a expectativa de pelo menos 500 competidores, que participarão de disputas individuais e em equipe, em que serão colocados à prova não somente os conhecimentos, mas a efetividade dos métodos de ensino aplicados pelo SENAI. Ao público geral será facultada a possibilidade de conhecer os projetos e áreas de estudo dos alunos e acompanharem a competição através do site dos organizadores.

competidores da olimpíada do conhecimento do senai

O SENAI, ou Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, foi criado pelo Decreto-Lei 4.048, de 22 de janeiro de 1942, inspirado pelos cursos de formação profissionais que existiam no Brasil desde 1874. O preocupação dos empresários e industriais brasileiros com a educação formal de seu corpo de trabalho levou à criação dessa instituição privada brasileira de interesse público, quem apesar de não ter fins lucrativos e ter personalidade jurídica de direito privado, não é associação e está fora da administração pública. Compõe o chamado Terceiro Setor.

Os Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, ou IF, foram criados em 2008, quando da aprovação da Lei 3.775. De início nasceram, 38 Institutos Federais de Educação, com forte inserção na área de pesquisa e extensão, visando estimular o desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas pluricurricular. Eles têm autonomia, nos limites de sua área de atuação territorial, para criar e extinguir cursos e campus, bem como para registrar diplomas dos cursos por ele oferecidos, mediante autorização do seu Conselho Superior.

 

Na Olimpíada do Conhecimento do SENAI de 2016, além de serem avaliados conhecimentos teóricos e práticos, serão levadas em consideração habilidades como raciocínio rápido, criatividade, postura profissional – entre outros. Será uma ótima oportunidade para os estudantes mais destacados se apresentarem ao mercado e para as empresas mais ágeis captarem talentos.

Viste o site do evento!