novidades da apple em 2016 ipad pro iphone se research kit care kit tecno veste tecnoveste

Novidades da Apple em 2016: iPhone SE, iPad Pro de 9.7”, ResearchKit e CareKit

Publicado em Aplicativos, Tecnologias Mobile

Juntamente com um novo iPad Pro de 9.7 polegadas, a Apple anunciou hoje o iPhone SE, segundo a empresa, o smartphone de 4 polegadas mais poderoso do mundo. Além disso, a companhia de Cupertino aproveitou a oportunidade para lançar o Carekit, usado para manter os registros de planos de saúde e monitorar tanto sintomas de enfermidades quanto as medicações que os usuários devem tomar, e o ResearchKit, que agrega dados genéticos de testes médicos para auxiliar em estudos de doenças.

O grande destaque desse novo iPad Pro – habilitado para funcionar com a Apple Pencil™ e o Smart Keyboard™ – será sua tela ainda mais luminosa feita com a tecnologia Retina®, que evita reflexos, e com a Night Shift™, que permite ajuste dinâmico de cores. Houve ainda melhoria nas saídas de som, que agora estão posicionadas em quatro lugares diferentes no aparelho, e da capacidade de filmar em 4K da câmera iSight® de 12 Megapixel, o chip A9X de 64-bit promete o processamento necessário para os aplicativos mais exigentes.

Apesar das brincadeiras no Twitter por conta do novo tamanho do iPhone SE, suas característica técnicas são realmente impressionantes. O chip A9 de 64 bit permite processamento de CPU e GPU, respectivamente, duas e três vezes mais rápido que os atuais modelos 6s e 6s plus. Já habilitado com o sistema operacional iOS 9, sua conectividade também é impressionante tanto na rede Wifi quanto na LTE. Graças à tecnologia Retina Flash e ao hardware potente, as câmeras frontal e traseira são ótimas para quem procura alta definição em fotos ( até 63 megapixels em fotos panorâmicas ) e em vídeos (3840 x 2160).

Um novo framework desenhado para auxiliar os desenvolvedores a criarem aplicações que permitam as pessoas monitorarem sua situação médica por meio da compilação de dados e da apresentação dessas informação de maneira visualmente mais compreensiva. Além de permitir que cada paciente compartilhe seus exames com a equipe médica de sua confiança, o CareKit™ permitirá a criação de relatórios e de mapeamento de sintomas, o monitoramento e a avaliação de sintomas como infecções e fadiga, além de controlador de planos de saúde Care Card, que facilitará o registro de atividades como marcação de consultas, avisos dos horários das medicações e auxílio a atividades físicas.

Na tentativa de utilizar a big data para a criação de uma central de processamento de informações acerca de dados genéticos e exames médicos, o ResearchKit™ pretende, neste primeiro momento, coletar dados das seguintes condições médicas: depressão pós-parto, doenças cardiovasculares e asma. Como o CareKit, este é um projeto Open Source, que, com o auxílio da startup médica 23andMe e do National Institute of Mental Health, tem o principal objetivo de ajudar pesquisadores a entenderem as doenças e a procurarem maneiras de curar as pessoas que as contraíram ou, pelo menos, a aliviar os sintomas que sentem.

Em 1984, a Apple revolucionou a tecnologia dos computadores pessoais ao introduzir o Macintosh, o mesmo se repetiu na categoria dos telefones com a introdução do primeiro iPhone em 2008. Hoje, a empresa do eterno Steve Jobs, mais uma vez, deu um passo rumo ao futuro das tecnologias que aumentam a qualidade de vida dos usuários. Seu potencial de utilização, por meio de aplicativos específicos e de aparelhos, como os smartphones e os smartwatches, permitirá a empresa manter-se atualizada e estabelecer novos paradigmas para a integração da tecnologia à vida das pessoas.

Confira mais novidades sobre o novo iPhone no Tecno Veste.