169

Nintendo – Pokémon Go: como um app pode salvar sua empresa do ocaso

Publicado em Aplicativos

A Nintendo, líder do mercado de vídeo-games nas décadas de 19980 e 1990, ficou para trás durante os últimos 20 anos, quando os jogos eletrônicos começaram a ficar mais complexos do ponto de vista da jogabilidade e do processamento de gráficos. O lançamento do Pokémon Go, contudo, foi capaz de fazer, em apenas poucos dias, o valor de mercado da empresa tomar um novo fôlego.

Inúmeras vezes discutimos no Tecnoveste os porquês de a realidade virtual e a realidade aumentada serem tão importantes na atual era. A ascensão de produtos como o Oculus Rift e Google Cardboard permitem ao público geral perceber o atual estado de evolução das tecnologias de ponta, que deixaram de ser artigos de luxo e para “early adopters” para passarem a ser item desejados por todo tipo de pessoa.

Mesmo a Nintendo tendo perdido a competição para a Microsoft, com os consoles Xbox, e para a Sony, com os consoles PlayStation, tanto em quantidade de usuários quanto em qualidade de tecnologia aplicada, a empresa conseguiu se manter ativa no mercado. A aplicação inteligente e planejada de realidade aumentada ao aplicativo Pokémon Go fez a o número de downloads explodir e, consequentemente, as ações da empresa ganharem grande valor.

acoes da nintendo julho de 2016 na bolsa de valores tecnoveste

Se não bastasse o número de downloads manter o app no topo das lojas de aplicativos por mais de 5 dias, a quantidade de tempo gasto no app tanto no Android quanto no iOS representa o ponto de virada de uma tendência crescente dos últimos anos. A escolha pelo lançamento gradual, separando os usuários por mercado, foi uma maneira de evitar “quedas” nos servidores que hospedam o aplicativo, que atualmente está liberado apenas nos EUA, na Austrália e na Nova Zelândia.

pokemon go tempo de uso supera principais aplicativos

A mecânica do jogo é muito parecida com a do Ingress, criado pelo Google. O jogador tem que encontrar os monstrengos originários do desenho pela cidade através da câmera, mas a “pira” do app está justamente na “caça ao tesouro” ao qual o aplicativo compele os jogadores, para que encontrem os Pokémons pela cidade, dessa maneira, levando a jogo virtual para a vida real.

Em breve, faremos um tutorial no Tecnoveste explicando o como funciona o joguinho e o que de legal se pode fazer no app. Para você que não querer esperar a Nintendo liberar o Pokémon Go na América Latina, é possível baixar e instalar o aplicativo por sua própria conta e risco – clique na imagem a baixo.

download pokemon go direto sem app store fora do google play clandestino

 

Para que sua empresa seja mais relevante no mundo digital e que tenha acesso à geração de nativos digitais, ultrapassando a geração dos “internautas” – nascidos antes da década de 1980 -, é preciso conhecer as tecnologias de ponta da atualidade, mas, principalmente, identificar as tendências para os próximos anos. Nintendo e Niantic Labs não são startups, muito menos neófitas no mundo dos aplicativos. Investiram em pesquisa e em recursos humanos para que a tecnologia funcionasse como um meio para promover a interação entre as pessoas, e não como um fim em si mesma.

Veja como é o Gameplay do Pokémon Go:

Se você quer personalizar seus aparelhos eletrônicos com papéis de parede personalizados, você pode clicar na imagem a baixo e baixar wallpapers do Pokémon Go:

papeis de parede pokemon go balaio comunicacao tecnoveste

O jogo tem criado um rebuliço tão grande, também fora do mundo dos gamers, que muitos jornalistas de economia, de tecnologia e de outras áreas tem acompanhado a evolução do Pokémon Go. Ouça as principais notícias do Pokémon Go com o jornalista Breno Fortes:

 

Programa 327 – Ouvir a partir do minuto 09:28

 

Programa 329 – Ouvir a partir do segundo 00:35

 

Programa 331 – Ouvir a partir do segundo 00:53

 

No Tecnoveste, há mais de 1 ano, já falamos sobre os dois outros apps lançados pela criadora do Pokémon Go Niantic Labs: Field Trip e Ingress. Continue acompanhando nosso blog para saber das tecnologias que realmente importam!

niantic labs tecnoveste