MOIA mobilidade em cidades inteligentes viabilizada pela Volkswagen tecnoveste

MOIA: mobilidade em cidades inteligentes viabilizada pela Volkswagen

Publicado em Transporte e Automóveis

O Grupo Volkswagen lançou oficialmente uma nova empresa de tecnologia focada em serviços de mobilidade. Sediada em Berlim e chefiada por Ole Harms (CEO), Dr. Frank Dilger (CFO) e Robert Henrich (COO), a MOIA tem a intenção de impulsionar a mobilidade sustentável em escala global.

Inicialmente funcionando como centro de pesquisas, a MOIA ajudará na pesquisa de novas formas de mobilidade e a na promoção de meios mais atraentes de se locomover nos centros urbanos. A nova empresa do Grupo Volkswagen, que terá sede em Berlim, começará a operar com uma equipe de cerca de 50 pessoas em 2017.

Seguindo a tendência da grandes mudanças no mercado automotivo e uberizações em diversos setores da economia, a MOIA pretende que seus clientes sejam cidadãos de todas as classes, mesmo que não possuam automóveis. Por meio da MOIA, a Volkswagen pretende lançar as bases em todo o Grupo e em todas suas marcas as perspectivas de mobilidade do futuro, gerando parte substancial das suas receitas de vendas a partir desse novo negócio.

A ideia é que até 2025, a MOIA opere como uma autônoma, sob a égide do Grupo Volkswagen e utilizando sua infraestrutura, desenvolvendo e comercializando seus próprios serviços de mobilidade de forma independente, em parceria com startups de tecnologia, em parceria com as cidades e, até mesmo, com os sistemas de transporte já existentes.

O conhecimento gerado dentro da MOIA será utilizado pelas outras marcas do grupo (Volkswagen AG, Scania, Audi Porsche, Bugatti). Berlim foi escolhida como a sede da empresa porque é um ponto central na Europa para a reunião de mentes criativas e startups, mas haverá um posto avançado da empresa na municipalidade de Hamburgo para testar soluções ambientalmente sustentáveis de mobilidade.

A primeira solução a ser apresentada pela empresa será um aplicativo de “compartilhamento de carona”, que será administrado pela startup Gett, que é uma forte competidora do Uber nos Estados Unidos. Os usuários do aplicativo Gett podem reservar instantaneamente transporte sob demanda, entrega e logística em mais de 100 cidades em todo o mundo.

Além da Gett, há uma clara estratégia de expansão na Europa, por isso três das marcas do Grupo Volkswagen lançaram a primeira iniciativa conjunta com pacotes de venda de veículos a preços acessíveis para os condutores Gett na Rússia.

O objetivo da empresa é criar seus próprios serviços de pooling on-demand via app para oferecer soluções holísticas de transporte que tornem mais eficazes o transporte individual e o público, evitando demora, caminhos desnecessárias e otimizando o uso da infra-estrutura rodoviária já existente.

Acompanhem a MOIA e vejam a mudança do mercado automotivo e da mobilidade urbana através da perspectiva da grande corporação que é a Volkswagen.