foto-ligas
foto-ligas

Jogo Cartola FC bate recorde de downloads no Android

Publicado em Aplicativos

Há exatos 30 dias, o jogo de futebol-fantasia nem mesmo figurava entre os 300 primeiros na loja de aplicativos do Google. Este mês, no entanto, o Cartola FC é o jogo que por mais tempo ficou na posição número 1 da Google Play. Sua presença entre os primeiros no ranking dos jogos da plataforma Android por 5 dias consecutivos é um recorde e um indicativo de onde o mercado tem alocado seus recursos no ambiente mobile, porque o modelo de negócios do jogo baseia-se simplesmente na apresentação de propaganda de terceiros aos usuários, em vendas dentro do app (in-app purchase) e na venda de uma versão premium do jogo.

A ascensão dos jogos eletrônicos (e-games) ao patamar de esporte nos últimos anos – os chamados esportes eletrônicos (e-sports)-, sobretudo em países do sudeste asiático, têm elevado, também os jogos-fantasia (fantasy games) à um novo padrão. Os jogos-fantasia, são baseados no ambiente administrativos de esportes como futebol americano, beisebol, basquetebol e futebol – entre outros -, em que os usuários são técnicos ou donos de times que negociam tanto a compra e venda de jogadores como aspectos mais burocráticos, como, por exemplo, os direitos de nomeação (naming rights) dos seus estádios.

Criado e mantido pelo braço online das Organizações Globo e promovido pelo canal de TV por assinatura Sportv, o Cartola FC tem cerca 3 milhões de usuários cadastrados , que disputam jogo a jogo, de acordo com o campeonato em que o time de defendem está. A cada rodada dos campeonatos são dadas pontuação aos jogadores de futebol, esses jogadores têm um “cadastro-fantasia” no cartola, que influencia a competição dos usuários do Cartola FC.

Ao começa da temporada real do Campeonato Brasileiro, os usuários do jogo recebem um valor virtual de moedas do jogo, as cartoletas, e trabalham com a variação do valor de seus jogadores e técnicos de acordo com sua atuação na vida real. Ao longo das rodadas do campeonato, os usuários do Cartola FC podem comprar e vender jogadores, estabelecer escalação dos times e táticas de jogo, para que, a partir da próxima rodada, a pontuação de seus jogadores seja avaliada para dizer como foi o desempenho do time montado pelo usuário.

O Globo.com tem um site dedicado às atividades do jogo de futebol-fantasia mais famoso da atualidade, no qual promove não somente o aplicativo, mas também os usuários mais exitosos. Lançado em setembro de 2010 e contando com mais de 10 versões de atualização de lá pra cá, o Cartola FC alcançou a atual popularidade graças à constante promoção da detentora do jogo em seus canais de televisão e de internet e, principalmente, devido aos aprimoramentos na jogabilidade que foram acrescentados ao longo dos anos.

Com apenas  9.6 MB de tamanho e funcionando nos sistemas operacionais Android e iOS, o aplicativo tem grandes probabilidades de se manter entre os jogos para smartphone mais utilizados durante todo o mês de junho e de manter-se entre os 10 primeiros por pelo menos mais 3 meses. Essa nossa projeção é baseada no histórico do Cartola FC e principalmente na quantidade de usuários ativos que o jogo tem apresentado nos últimos dias.

Se os gigantescos estádios construídos para a Copa do Mundo não têm previsão de terem uma ocupação digna da importância dos campeonatos nacionais para o esporte futebol, o mesmo não se pode dizer da ocupação dos jogos eletrônicos  – sejam eles jogos-fantasia (fantasy games), jogos de estratégia ou esportes eletrônicos (e-sports) -, que não somente propiciam momentos de diversão aos jogados como também crescem como oportunidade de marketing para as empresas ligadas ao universo jovem.