google-whos-down

Google Who’s down: uma rede social focada na experiência fora da internet

Publicado em Aplicativos

É notória pouca atenção que o Google dispensa às redes sociais, mas aparentemente há uma nova tentativa de recuperar a força dos relacionamentos online para criar experiências online. O Who’s Down é um aplicativo que ajuda você encontrar seus amigos e saber quais deles estão dispostos a encontrarem com você.

O Google Wave foi um fiasco, lançado em 28 de maio de 2009 e descontinuado em 4 de agosto de 2010, mais por ter tido ausência de intuitividade do que pela sua utilidade como concentrador dos aplicativos. O desconhecido e muito útil Google Buzz, dava acessibilidade e participação nas mídias digitais por parte dos usuário do Gmail, foi lançado em 9 de fevereiro de 2010 e descontinuado em 14 de outubro de 2011.

O Orkut, resistindo mais tempo, começou muito bem, mas acabou sendo banalizado pelos próprios usuários, tendo sido lançado em 24 de janeiro de 2004 e descontinuado em 30 de setembro de 2014, dez anos muito emocionantes. O Google Plus foi lançado em 28 de junho de 2011 e, apesar de muito ativo, continua precisando se atualizar com as redes sociais mais utilizadas, mas é inegável que tenha conteúdo irrepreensível e de uso profissional bastante valoroso.

Parece que agora a empresa resolveu desenvolver uma nova iniciativa na área. Google Who’s Down é um aplicativo que apresenta ao usuário os seus amigos que estão disponíveis para sair no momento exato de sua disponibilidade também. “Who’s Down” significa “Quem está disponível” ou ainda “Quem está a fim”.

Seja uma ida a um bar ou apenas uma visita informal a um amigo, o aplicativo promete facilitar a maneira com que os amigos encontram tempo livre para conservar e agitar a amizade, compartilhando de momentos alegres, frente a frente. É uma rede social focada na experiência fora da internet, uma vez que faz a tecnologia ser apenas um meio para novas emoções, e não um fim em si mesma.

Ainda precisa de um convite pra participar da rede, então precisamos aguardar. Inclusive acredito que seja por isso que o Play Store da Google me informa que “não tenho dispositivos compatíveis” pra instalar o aplicativo. Veja a imagem abaixo e clique nela pra ver se é possível instalar no seu Android:

Google Whos Down restrições
Google Whos Down restrições

No caso de você ser do time da Apple, verifique se já pode instalar no seu iPhone, clicando na imagem abaixo:

google whos down IOS

Depois de ter confirmado que você está “para baixo”, “disponível” ou “a fim”, você pode adicionar uma mensagem de status para dizer apenas para o que você está interessado, seja para uma noite tranquila com alguns amigos ou apenas um amigo ou seja para uma noite movida a samba, suor e cerveja.

O seu Who’s Down irá esperar por seus amigos atenderem e vai ver se algum dos seus amigos está interessado em sair com você. Se qualquer pessoa interessada em sua atividade confirma passando a chave seletora de seu aplicativo, você receberá notificações. Depois, você pode conversar com seus amigos para obter mais detalhes sobre o plano.

Naturalmente, existem recursos do grupo de bate-papo incluídos, também. O problema é que somente convidados podem dar o seu depoimento sobre o uso e comportamento do aplicativo.

google who's down

Infelizmente, o Google Who’s Down está disponivel somente para convidados no momento e a página do aplicativo no Google Play não tem muitos detalhes sobre como exatamente as coisas funcionam. Com certeza ele funciona com seus contatos do Google e com pessoas com quem você conversa nos Hangouts, mas até que possamos ter acesso, teremos que esperar e ver.

Se alguém que já estiver utilizando o app estiver lendo nosso texto fique a vontade para nos enviar um convite, sinta-se livre!

Você já conseguiu baixar esse aplicativo? Achou melhor que o Foursquare e o Swarm?