fairphone-smartphone-telefone-modular-tecnoveste

FairPhone: Smartphone Modular Econômica e Embientalmente Sustentável

Publicado em Tecnologias Mobile

A ideia dos telefones modulares ganhou novo impulso após a Google – atualmente Alphabet – anunciar o Projeto Ara. A dificuldade para viabilização do produto diante da imensa concorrência no setor de smartphones, no entanto, impede a consolidação desse mercado pioneiro.

O Fairphone é uma iniciativa que visa criar meios para a manufatura de aparelhos eletrônicos de maneira mais racional e sustentável. Abrindo a cadeia de produção por meio de um projeto open source de fabricação de partes padronizadas, espera-se modificar a relação das pessoas com seus produtos eletrônicos.

A ideia é criar peças modulares de smartphone para que elas possam ser substituídas sem a necessidade de troca, ou compra, de um aparelho novo. Gerando, assim, menor utilização de recursos naturais, otimização da mão de obra empregada e barateamento do produto final, fazendo com que seja possível que novas tecnologias estejam disponíveis cada vez mais rapidamente, também, para as população financeiramente menos privilegiadas.

fairphone-telefone-modular-tecnoveste

 

Privilegiando o impacto positivo no ciclo produtivo não apenas dos smartphones como também de outros produtos, sobretudo no que tange a mineração de recursos naturais, a manufatura e o ciclo de vida dos aparelhos.  Criando um movimento ambientalmente sustentável e eticamente consciente para que se modifiquem os padrões de consumos atuais.

A campanha para um consumo mais consciente começou em 2010, dentro da Waag Society, em Amsterdam, nos Países Baixos. Naquela ocasião o objetivo de utilizar os smartphones como ferramentas para contar histórias para reconectar os consumidores com os seus produtos e mostrar ao mundo como as coisas são feitas. Mantendo-se fiel aos seus princípios, atualmente, participam do projeto 39 funcionários, com mais de 20 nacionalidades diferentes, e já foram vendidos mais de 60 mil unidades do Fairphone.

 

 

Veja o post completo no Tecnoveste!

 

FairPhone: o primeiro celular modular.