Entrevista com o ator e diretor Hugo Veiga sobre o Worshop de Comunicação para Youtubers na SnapShop Tecnoveste c

Entrevista com o ator e diretor Hugo Veiga sobre o Worshop de Comunicação para Youtubers na SnapShop

Publicado em Eventos

Hugo Veiga é um artista multitalentoso, além de atuar e dirigir atores à mais de 10 anos, ele trabalha em produções artísticas de diversos gêneros e já até apresentou-se com stand up comedy. No dia 21, ele ministrará um curso de 90 minutos para youtubers e produtores de conteúdo que participarem do 1º Encontro de Youtubers do Tecnoveste.

Para que conheçamos um pouco mais do que se passará na “Oficina de Comunicação – Preparação em Apresentação para produtores de conteúdo” preparamos uma rápida entrevista com o nosso mentor de imagem. Siga ele nas redes sociais e conheça um pouco mais sobre Hugo Veiga e o oficina que ele coordenará neste fim de semana.

 

1. Hugo Veiga, você tem uma vasta experiência com peças de teatro e treinamento de atores. O que os participantes desse curso podem esperar aprender?

A oficina deste sábado, por ser em tempo limitado, estará focada na produção vocal e descontração muscular para essa produção. Para que a comunicação se dê com quem assiste aos vídeos, é necessário que a produção vocal seja segura e clara.

2. Como entender o trabalho de ator pode ajudar as pessoas a produzirem melhores vídeos para a internet?

Certamente a colocação corporal de um ator no palco o ajuda a estar diante de uma câmera. Porém, mesmo sem ter experiência teatral, qualquer pessoa pode aprender a se portar seguramente diante das câmeras.

 

3. Quais são as principais qualidades que atores e youtubers têm? Existe diferença entre um e outro?

O ator, em grande parte das vezes, vive um personagem. Ou seja, pretende ser alguém que não é no mundo real.  youtuber frequentemente é ele próprio diante das câmeras. Vejo que, em ambos os casos, se for encontrada uma naturalidade no agir, o trabalho ganha bastante fluidez.

 

4. Quanto tempo de treinamento é preciso para que uma pessoa comum aprenda a se comunicar efetivamente? Ela precisa mudar totalmente o jeito de ser diante das câmeras?
O tempo de treinamento depende da personalidade e da história de vida de cada um, das habilidades que desenvolveu. Evidentemente, uma pessoa que trabalhou atividades próximas tem mais facilidade. Por exemplo, um cantor tem bastante facilidade na colocação vocal. Um fotógrafo tem domínio sobre o enquadramento do vídeo.

 

5. Em que uma direção profissional como a que você vai oferecer no dia 21 pode melhorar os videos das pessoas?
A ideia é que as pessoas passem a observar criticamente vídeos produzidos para a internet, identificando técnicas usadas e eventuais deficiências. Este aprendizado é útil na hora de avaliação do próprio trabalho, buscando um rendimento melhor.

 

6. Como as pessoas podem fazer dinheiro gravando vídeos para internet?
É importante observar o conteúdo que se produz e o público que se pretende atingir. É essencial que esses dois fatores se encontrem, ou seja, que o público esteja, de fato, interessado no conteúdo do canal. Diversas ferramentas podem ser utilizadas para essa verificação, para que não se trata de uma mera adivinhação de quem produz.

 

7. O que você ensinará no curso? Terá teoria e prática?
A parte teórica será confrontada com os vídeos produzidos pelos participantes, para identificação dos acertos e busca de soluções para eventuais erros.

 

8. Quem pode participar do curso? Tem algum limite de idade ou de área de atuação?
Pessoas que já produzam conteúdo para internet, a partir dos 16 anos de idade.

 

9. Porque o seu curso é importante para os criadores de conteúdo do Distrito Federal?

A oficina será uma boa oportunidade de troca de experiências. Não pretendo falar o tempo todo. Pretendo que o grupo encontre soluções e ajude-se mutuamente. Assim, podemos criar um convívio entre os produtores de conteúdo, para que eles possam trocar experiências mesmo fora da oficina.

 

10. Deixe uma mensagem de convite para o público do Tecnoveste.
Essa vai ser a primeira oportunidade de conversarmos e começarmos um trabalho de evolução dos vídeos que vêm sendo produzidos no DF. Tenho certeza que muitos bons contatos serão feitos e que boas parcerias vão se formar neste encontro!

 

 

A “Oficina de Comunicação e Preparação de Produtores de Conteúdo” ocorrerá no dia 21 de janeiro, às 20 horas, na SnapShop do Tecnoveste no Shopping Pier 21. A inscrição é totalmente gratuita e para participar basta clicar aqui.