como funciona o duckduckgo tecnoveste

DuckDuckGo, suas buscas na web com mais privacidade

Publicado em Variedades

Qualquer outro buscador pode dominar o negócio de motores de busca, mas os defensores da privacidade, há algum tempo, preferem um local relativamente pouco conhecido, e as comunidades de software livre são seus maiores usuários. Estamos falando do chamado DuckDuckGo, que é algo como dizer: Pato…pato…vai pato!

Já expusemos o buscador em nossas palestras e colocamos aqui algumas características desse buscador elegante, mas sempre procuraremos falar mais e mais por que trata-se de uma real oportunidade e de uma nova experiência de busca.

Seu logotipo é como um pato de desenho animado, e sua principal preocupação não é competir na qualidade ou classificação da pesquisa de resultado, mas na privacidade. A tagline na caixa de pesquisa na página inicial do DuckDuckGo afirma que é “A Ferramenta de Busca que não rastreia você!”

Tagline é uma pequena frase que faz a gente lembrar de uma marca e que fica pertinho do logo. No Duckduckgo a tagline diz: “The search engine that doesn’t track you.”, traduzindo… “A ferramenta de busca que não rastreia você.”

Isso significa que quando você usa DuckDuckGo, o seu browser não registra informações sobre quem você é ou o que você está procurando. As vantagens vão muito além de manter as Agências de Segurança longe de suas atividades on-line.

A falta de rastreamento de dados significa que os programas de publicidade não irão segui-lo na Internet baseados em pesquisas executadas no DuckDuckGo, e você não vai ficar preso no efeito do “filtro bolha“: resultados da pesquisa não serão construídos sob medida para você com base no seu histórico de pesquisa. Assim você verá um conjunto potencialmente mais amplo e equilibrado de resultados.

A razão do DuckDuckGo não rastrear as buscas na Internet em geral tem menos a ver com a qualidade dos resultados do motor, que são geralmente muito bons, tanto quanto os resultados do Google e Bing, e mais a ver com o nome “pateta” e sua logo e sua interface retro.

O DuckDuckGo, após implementações de melhorias, traz como relevante a força do poder do motor de busca para a frente com um design funcional e atraente. Agora, as pesquisas que produzem respostas rápidas, como aqueles para o tempo ou fatos que podem ser capturados do Wolfram Alpha, são entregues em caixas elegantes na parte superior da janela, muito semelhante aos cartões do Google.

As pesquisas de imagem, vídeo e notícias, que costumavam exigir muito mais de curiosidade e navegação, agora contam com  pesquisas dos Bang!’s do DuckDuckGo. Esses Bang!’s são atalhos com pontos de exclamação ao final do comando, estão agora disponíveis com um clique e aparecem como um carrossel bonito na parte superior da tela.

Não é só a experiência de pesquisa melhorada, mas a página inicial tem o seu próprio “face lift”, incluindo um menu suspenso no canto superior direito que permite o acesso a configurações, informações de privacidade e muito mais.

Claro, DuckDuckGo não adicionou qualquer coisa que é verdadeiramente único, não tem nada que você não pode encontrar no Google ou Bing. O seu uso não quer dizer sacrificar a usabilidade ou estética só para ter uma experiência de pesquisa mais privada.

De fato, as mudanças são excelentes, e você deve experimentar o novo DuckDuckGo. O usuário vai perceber que na maioria de suas demandas o Duckduckgo será tranquilamente satisfatório.