DIVINE DIVAS divinas divas da diretora e atriz Leandra Leal estreia esta semana no SXSW Film Festival

Divine Divas, da diretora e atriz Leandra Leal, estreia esta semana no SXSW Film Festival

Publicado em Youtube & Cinema

O documentário brasileiro DIVINE DIVAS (Divinas Divas), de 109 minutos, será apresentado no Festival de Cinema do South by South West deste ano. A peça audiovisual apresenta um crônica acerca de uma das primeiras gerações de dragqueens e de transsexuais do Brasil, retratando a sociedade da década de 1960.

A direção de Leandra Leal apresenta o panorama político da época da ditadura militar e o conversadorismo da época, mesclado com a cena artística e social da época. O fato de o seu avô, Américo Legal, ser o fundador do Teatro Rival, onde o público LGBT da época se encontrava, influenciou diretamente como a diretora retratou a história.

Por meio das filmagens de apresentações da época e depoimentos atuais, é possível perceber os anseios e as diferências daquela epóca para agora e como os personagens (Rogéria, Jane di Castro, Divina Valéria, Eloina dos Leopardos, Camille k, Brigite de Buzios, Fujika de Holliday, Marquesa) lidaram com seus dramas pessoais para expressarem sua arte e se posicionarem como entidades sociais que se tornaram referência.

Política, arte, personalidade, direitos humanos e dramas pessoas se imiscuem nessa obra de arte que tem grandes possibilidades de concorrer a prêmios em vários festivais. Sua participação no filme O Lobo Atrás da Porta, do diretor Fernando Coimbra, e anos de experiência na televisão lhe renderam a credibilidade que precisava para levar em frente o projeto deste documentário.

Recuperar imagens e montá-las em uma história uníssona é apenas o início do trabalho. Viabilizar financeiramente esse projeto, arrumar distribuição para ele e colocá-lo em festivais de cinema relevantes dá muito mais trabalho que se pode imaginar que a fama por si possa trazer.

As apresentações com a presença de Leandra Leal no SXSW acontecerão nos seguintes dias:

  • 11 de Março, sábado, 8:15 pm – Alamo Ritz 2
  • 12 de Março, domingo, 11:00 am – Alamo Lamar C
  • 14 de Março, terça-feira,  2:00 pm – Alamo Lamar C

O show que faz parte do documentário está em cartaz há dez anos no Teatro Rival e foi dirigido por Gustavo Gasparani, consagrado pelo Teatro de Revista. As apresentações foram acompanhadas por orquestra ao vivo sob a direção musical do produtor Plínio Profeta.

Diferentes entre si, cada Diva tem um estilo próprio e ainda assim formam um grupo coeso. As canções são sempre espertamente introduzidas por uma história pessoal que acentua a emoção da música. Os números de plateia são engraçados, irreverentes. O espetáculo tem um visual kitsch e um delicioso ambiente nonsense.