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Como funciona o Crowdfunding (financiamento coletivo)

Publicado em Empreendedorismo

Crowdfunding é um financiamento feito por um grupo de pessoas para a obtenção de capital para iniciativas de interesse coletivo, por meio da agregação de múltiplas fontes de financiamento e de recompensa dos apoiadores. As maneiras de financiamento coletivo mais comuns são por projeto e contínuo; e elas podem ser divididas em modelos de finananciamento: doações, recompensa, participação societária, participação financeira – mais detalhes à baixo.

Nos últimos anos, devido à crise econômica e à emergência da economia criativa, essa forma de financiamento tem se popularizado entre aqueles indivíudos e empresas que precisam transformar um projeto em realidade, mas não tem os recursos necessários para isso.

O mundo contemporâneo está cheio de economias de multidões, em que a coletividade determina o que realmente importa e apoia os projetos que acredita. É como se fosse uma “a mão invisível do mercado” de Maynard Keynes em uma versão 2.o.

Maneiras de Financiamento

Independente da maneira de financiamento, o que o público espera é que o produto vingue no mercado, a causa social se sustente com suas próprias pernas, o podcast tenha continuidade infinita e que as recompensas sejam entregues. Mais do que uma transação financeira imediata, os apoiadores de crowdfunding estão investindo sua esperança na construção de uma sociedade melhor.

Por Projeto

Neste caso, geralmente, há uma causa urgente ou produto a ser lançado no mercado e esse dinheiro é utilizado para dar  o ponta-pé inicial, por isso os projetos têm um prazo de produção e, consequentemente de entrega de recompensas.  Por envolverem alto risco de não conclusão devido a problemas técnicos, pelo fato de o projeto ser complexo demais, ou de mal cálculo de custo, pela estimativa inicial ser insuficiente para cobrir os custos operacionais, esses projetos são os mais excitantes e polêmicos, tanto para o público quanto para os seus criadores.

Exemplos: Caçadores da Galáxia e Engenharia com Mola

Contínua

Neste caso, as pessoas resolvem contribuir mensalmente para um site ou produtor de conteúdo que elas seguem como maneira de retribuir anos de conteúdos grátis e como o objetivo de profissionalizar o trabalho do criador. Alguns optam por passar um relatório da utilização dos recursos, outros, como Philip de Franco, optam por não divulgar quanto recebem por mês, mas o fator crucial para as pessoas que vão decidir se vão contribuir não é quanto o criador recebe, mas se ele entrega o que fora prometido.

Exemplos: Braincast do Brain Storm 9 e Mamãe Falei

Modelos de Financiamento

Podemos distinguir quatro tipos de crowdfunding, que por sua vez são classificados em dois grupos. De um lado como colaboradores, com recompensa ou não, e de outro lado como aplicação financeira, como participante ou não.

O primeiro grupo se caracteriza pelo facto de as contribuições serem menores, há um maior número de participantes, e não há nenhuma remuneração financeira.

  • Doações: você doa dinheiro a um projeto que você quer apoiar sem necessitar de um retorno. Geralmente é realizada com projetos de caridade ou com um propósito humanitário, é uma doação altruísta para que as pessoas que nele participam não receberá qualquer remuneração ou contrapartida, considerando o capital fornecido uma “doação “. Exemplo: Santuário Animal
  • Recompensa: você contribui financeiramente com um projeto tanto para doar quanto para receber um produto, protótipo ou brinde em troca. Geralmente realizada com projetos artísticos ou culturais. Neste caso, uma contrapartida sob a forma de recompensa para os clientes, que geralmente consiste de merchandising, modelos e experiências oferecidas. Este tipo é o mais difundido, amplamente utilizado por artistas que ainda estão em sua infância. Exemplo: Jogo A lenda do herói

O segundo grupo se caracteriza pelo facto de as contribuições serem maiores, há um menor número de participantes, e o que existe no fundo é uma operação financeira, podendo ser de investimento ou de parceria.

  • Participação Societária: Equity. a atividade dos usuários das plataformas de equity crowdfunding é a de um investidor, em vez de um consumidor de produto. Essas pessoas procuram lucros financeiros com o objetivo de crescer junto com a empresa investida para atingir rentabilidade no futuro. A sociedade gestora oferece ações ou participação da empresa em troca, de modo que as pessoas que participam se tornam parte da sociedade, intitulado como o dinheiro contribuiu para participar dos benefícios. Se a empresa se der bem, você pode multiplicar seus investimentos várias vezes, se der errado, você pode perder o seu investimento.
  • Retorno Financeiro: No crowdfunding como participantes de investimento chamados investidores envolvidos no projeto em troca de uma participação no capital da empresa, ou uma mudança na taxa de juros, o número de investidores é geralmente menor porque os valores contribuídos são substancialmente mais elevados. Em troca é oferecida uma taxa de juro sobre o dinheiro recebido. Este tipo de crowdfunding acarreta um risco menor do que o anterior, porque o destinatário do financiamento deve retornar a taxa dinheiro recebido, acrescido de juros determinada em um tempo combiado. Este tipo é mais semelhante ao financiamento bancário, e uma vez que existe a obrigação de pagar juros é mais em projetos ou empresas que já estão gerando lucros.

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Vantagens e Desvantagens do Crowdfunding:

As vantagens são bastante animadoras, como:

  • Minimização os riscos de investimentos para os empreendedores e criadores de conteúdo.
  • Estabelecimento de uma comunidade mais propensa a dar feedbacks honestos com relação ao conteúdo entregue.
  • Exposição on-line do projeto onde todos têm acesso às fases e cumprimentos de metas.
  • Criação de uma base de apoio não só para o financiamento, mas também para divulgar o produto e neste caso os mais próximos, como familiares e amigos, exercem um papel importante no início do projeto.
  • A possibilidade de qualquer pessoa participar por menor que seja a contribuição.

As desvantagens, algumas podem ser prevenidas ou superadas, onde podemos ter:

  • Quando o projeto exige um grande investimento financeiro nem sempre se concretiza apenas com o apoio da comunidade do crowdfunding.
  • Se expuser o projeto e não conseguir força para a execução outras pessoas ou empresas podem copiar a ideia.
  • A fraude é quando a plataforma permite a entrega do dinheiro angariado sem a execução pronta.

Para evitar que as desvantagens sobrepujem as vantagens e levem o projeto ao fracasso, é importante planejar bem tanto o projeto quanto a campanha de crowdfunding. Quanto mais detalhadas forem as fases de execução, maiores serão as chances de sucesso, mas saber apresentar isso em vídeo e com imagens realistas do que pode ser feito é importantíssimo. Outro fator é a confiança que passa a equipe que vai executar, não somente pelos seus currículos, mas pela maneira como formatam os textos da campanha e seu posicionamento diante dos desafios que se apresentarem.

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Principais Plataformas Crowdfunding

Vejamos algumas plataforma brasileiras e estrangeiras que atuam na área de crowdfunding

Brasileiros:

Estrangeiros:

Conheça as melhores plataformas no Brasil e como cada uma funciona. Conheça também o Novo Banco Crowdfunding.

Você já apoio algum tipo de projeto de financiamento coletivo? Qual foi? Conte para nós sua experiência nos comentários.