Como atualizar o WhatsApp com segurança sem perder fotos nem contatos

Publicado em Variedades

Estar sempre com a versão mais atualizada do aplicativo te garante não somente ter acesso às “features” mais avançadas, mas também a evitar virus e ataque maliciosos de terceiros. Com o WhatsApp, o aplicativo mais utilizado por qualquer brasileiro, não é diferente e vamos demonstrar aqui o passo a passo nesta de como atualizar seu app sem perder dados .

Neste tutorial, temos o WhatsApp instalado em um dispositivo Android, mas as informações funcionaram também para dispositivos iOS com as devidas alterações.

Na tela 1 vemos o menu principal, à partir do qual escolhemos a opção configurações e na tela seguinte, a tela 2, opção sobre e ajuda. Logo após aparece a tela 3 para escolhermos a opção sobre e finalmente o sistema nos exibe a versão do whatsapp, tela 4, que no nosso caso é a versão 2.16.57.

Isso é o suficiente para obtermos a versão e sabermos se estamos com a ultima versão divulgada ou não. à partir daqui precisamos tomar o cuidado de fazer a cópia de nosso perfil, vejamos:

whatsapp backup tecnoveste
whatsapp backup tecnoveste

Na tela 1 é a mesma orientação anterior. Menu principal escolher configurações, tela 2, e em seguida a opção conversas, tela 2, então escolhemos na próxima opção backup de conversas, na tela 3. Após checar se vai incluir vídeos ou não basta clicar no botão fazer backup, tela 4.

Em seguida o sistema mostra a evolução do backup do perfil, tela 5, que é feita no google drive. Em depois é só entrar no Google Play e desinstalar o whatsapp, tela 6, do seu celular. Sim, por que nesta versão que eu tinha não tinha a opção atualizar no menu > configurações > atualização, por isso fiz a operação desta forma que exponho aqui.

whatsapp instalando tecnoveste

Na sequência de imagens acima encontramos a desinstalação do whatsapp, na tela 1, e em seguida, após pedir pra instalar, as autorizações de acesso solicitadas pelo aplicativo, tela 2. Logo a seguir inicia-se o download, tela 3, e após a instalação a sequência de configuração se inicia, tela 4.

Veja a partir da imagem seguinte o que acontece.

whatsapp iniciando tecnoveste
whatsapp iniciando tecnoveste

O que acontece agora é a finalização da configuração do novo whatsapp instalado. Inicialmente, na tela 1, é solicitado o número do celular. Em seguida recebe-se um SMS para liberação, tela 2, caso o usuário seja novo, se for usuário já cadastrado imediatamente inicia-se a restauração, tela 3.

Após restaurar o sistema informa inicialização, tela 4. Finalmente a tela 5 permite que iniciemos o uso do aplicativo. Neste caso estaremos com a nova versão instalada.

Há sempre uma forma de poder atualizar os aplicativos e no caso como esse nosso, em particular, precisamos ser cuidadosos com a manutenção dos nossos dados. E você, qual sua experiência em atualizações dos seus aplicativos?

Relate a sua experiência nos comentários à baixo.