escotismo escoteiro estoreira senior lobinho df brasilia

As conquistas do escotismo são vitórias para toda a sociedade

Publicado em Variedades

A contribuição do movimento ESCOTEIRO para o crescimento e maturidade tanto quanto a percepção de si próprio e do seu semelhante no convívio com outros membros e de sua função e finalidade no grupo de pessoas que os cercam é muito profunda, é uma transformação, é preciso conhecer, mais do que isso é preciso SER ESCOTEIRO.

Depois de muita dedicação dos chefes e muito esforço dos nossos jovens, a Tropa Escoteira Ankaa concluiu com Glória o seu 1º Acampamento de Sobrevivência, que aconteceu entre os dias 15 a 17/11/2018. Parabéns a todos os envolvidos!

Já falamos sobre os fundamentos e a organização do movimento Escoteiro no Tecnoveste, mas hoje queremos saudar em especial um dos grupos escoteiros que se localiza aqui no Distrito Federal. Estamos falando do Grupo Escoteiro “Roberto Simonsen”, o 5º  Grupo da Região do DF. O nome foi em homenagem ao idealizador do SESI, o Serviço Social da Indústria, que resolveu abrigar o Grupo em suas instalações.

Oração escoteira:

“Senhor,

Ensina-me a ser generoso, a servir-Te como Tu o mereces, a dar sem medidas, a combater sem temor, a trabalhar sem descanso, e a não esperar outra recompensa senão a de saber que faço a Tua vontade. Assim Seja!“

Tendo sido fundado, experimentalmente, em 15 de novembro de 1971 e reconhecido pela União dos Escoteiros do Brasil em 21 de junho de 1972 chegou ao seu ápice em 1983 como o maior Grupo do DF, contando com 244 membros registrados, tendo 3 tropas de Lobinhos, 4 tropas de Escoteiros e uma de Seniores, mas tendo tido o seu pior momento em 1997 ao permanecer fechado por 2 meses, pela falta de adultos voluntários e reestruturações da instituição SESI na época. Hoje tem como Diretor Presidente o Mestre do Ramo Clã ou Pioneiros o Sr Luiz Bezerra.

 

“O Escotismo é opção de vida, é optar por ser diferente, por ter atitudes diferenciadas, é optar por fazer a diferença na vida das pessoas e na sua própria vida” (Viviane Barbosa – Chefe da Seção Escoteira e Tropa Escoteira Ankaa)

 

Como tradição os nomes dos agrupamentos que compõem os Grupos Escoteiros são baseados em acidentes geográficos ou lugares e de animais comuns que conhecemos ou inspirados na história de Mogli, o Menino Lobo. Por isso nomes como: Akelá, Raksha, Bagheraa, Hathi, Kaa, Baloo, Javali, Yucatan e outros são bastante populares no Grupo Escoteiro “Roberto Simonsen”.

Akelá é o nome dado ao Chefe de uma Alcatéia, grupo de lobinhos. É reconhecidos pelos lobinhos como o lobo mais velho e a ele devem todo o respeito. Raksha é uma loba do filme Mogli. Bagheraa é a pantera negra amiga de Mogli. Hathi é o chefe da manada de elefantes da história de Mgli que representa paciência. Kaa é a cobra mentora e amiga de Mogli. Baloo é o sonolento urso amigo de Mogli.

O “Robertão”, como seus membros costumam carinhosamente chamar o Grupo Escoteiro “Roberto Simonsen”, completa este ano o seu 47º aniversário de fundação, Como todos escoteiro está acostumado, foi festejado no meio da natureza, no meio de cordas, bandeiras, muitos abraços e certificados. Desejamos que o Grupo continue por muitos e muitos anos cumprindo com a sua missão de construir cidadãos.

 

“Foi uma festa muito especial em um dia de muita alegria com as famílias. Aproveitamos esse momento lindo para a entrega do Cruzeiro do Sul para os lobinhos, Adilson, Kalel e Pedro Victor e o Cordão verde e amarelo para os escoteiros Alexandre, Brenda, Iana, Julia e Yuri. Parabéns aos jovens pela conquista e aos Escoteiros do “Roberto Simonsen” por toda história.”

 

Gente, é assim mesmo, como todo fim de festa escoteira a gente termina com saudades já do que passou e alegre por novos encontros que virão. Vamos retornando aos nossos “lares” e desejando que tenhamos cumprido com a missão de expor de forma fiel a alegria que incorpora esse movimento mundial que é o escotismo e passe, lá no grupo pra conhecer de perto e saber mais.

 

Grupo Escoteiro Roberto Simonsen – 5º DF

Fundado em 15 de novembro de 1971

SESI Taguatinga Norte – DF