O Cristo de Glauber

Publicado em Crônicas
Crédito: Arquivo CB/D.A Press. Brasil. Brasília – DF. Cineasta Glauber Rocha na antiga redação do Correio Braziliense.

Severino Francisco

 

Inspirado no Evangelho segundo São Matheus, do italiano Pier Paolo Pasolini, o baiano Glauber Rocha imaginou o filme A Idade da Terra, uma missa bárbara protagonizada por quatro Cristos, que ressuscitam para fazer a revolução do Terceiro Mundo. Brasília é o cenário para as intervenções do mais inflamado deles, o Kristo negro, Kristo Zumbi (Antônio Pitanga).

Vestido com roupas coloridas africanas, sob os ventos sibilantes do planalto, ele faz um discurso delirante no alto da Torre de Televisão, em cena shakespereana: “Bem-aventurados os miseráveis. Bendita a bomba atômica, a grande prostituta da Babilônia. Benditos os loucos, pois eles herdarão a razão”.

Crédito: Paloma Cinematográfica/Divulgação. Filme A idade da terra, de Glauber Rocha, com Antonio Pitanga que interpreta o Kristo Negro, em cena na Torre de TV em Brasília.

Ao carregar uma cruz na antiga Ponte Costa e Silva (atual Ponte Honestino Guimarães), o Kristo Negro é acompanhado pela voz de Glauber em off, para comentário sobre Brasília: “Metáfora que não se realiza na história, mas preenche um sentimento de grandeza”. Nesse período, Glauber trabalhou na redação do Correio Braziliense, a convite de Oliveira Bastos, editor-chefe, e de Fernando Lemos, editor-executivo.

01/03/2015. Credito: Júnior Aragão/Divulgacao. Esculturas do cineasta Vladimir Carvalho.

Na Semana Santa, Glauber reuniu vários amigos e editou um suplemento especial revelador de suas inquietações sobre a figura de Cristo naquele momento. Vladimir Carvalho foi intimado a escrever um poema: “Pega alguma coisa do seu baú de poemas”, ordenou Glauber. Vladimir não baú de poemas, mas escreveu: “À frente o caminho,/o horto deserto,/A mesa sem vinho. Percutem o vento e o chicote,/uma sensação de cardos/sobre a fronte./A vida se desprende num filete/Síncope e esfumatura;/Uma grua o sustém no alto./Por fim, o close fatal e o sudário”.

O poeta Francisco Alvim também foi convocado por Glauber e compareceu com o poema Exórdio:”Ó líricos evadidos/da rotina dos ofícios/cativos seres humílimos/da incongruência afetiva/É forçoso que vos diga/que estais nús e o valor vosso/(não) há mais como poupá-lo)/será submetido à prova”.

 

Crédito: CB/Reprodução.  Capa do Suplemento Alvorada com textos de Glauber Rocha e Fernando Lemos, publicado no Correio Braziliense de 10 de abril de 1977.

Glauber estava desencantado com as ilusões armadas e os dogmatismos da esquerda. Mas não se entregava ao egoísmo das direitas. Queria uma esquerda à esquerda da esquerda, uma esquerda cósmica, transcendente. O suplemento tem como título Alvorada,  com a epígrafe antropofágica de Oswald de Andrade: “Tupi or not tupi”, de Oswald de Andrade.

2013. Crédito: Paula Gaitan/Divulgação. Glauber Rocha lê o Correio Braziliense.

 

De fato, em atitude antropofágica, Glauber associa livremente as figuras de Zoroastro, Zaratustra, Prometeu e Cristo. Em sintonia com as doutrinas espiritualistas primitivas, acredita que os mortos mantêm conexão e inspiram os vivos: “Os mortos estão vivos desintegrados na matéria subterrânea que germina nossas raízes. Os mortos são nossos inconscientes campos adubos, alicerces em busca da reintegração da ressurreição da rematerialização dos mortos em novos corpo de almas novas. Cada morto é uma estrela. Estrelas anjos do sol”.

Em voo de poeta, Glauber reinventa Cristo na condição de personagem-mito ressuscitado no Terceiro Mundo: “Não acredito no Cristo crucificado. Acredito no Cristo ressuscitado no êxtase do amor. A morte é uma invenção da direita”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*