Fernando Pessoa e Brasília

Publicado em Crônicas
Crédito: Reprodução Internet. Ao falar de sua aldeia, Fernando Pessoa falou de Brasília.

 

Severino Francisco

 

O excelente documentário Mito e música: a mensagem de Fernando Pessoa, codirigido por André Luiz Oliveira e Rama Oliveira, abre com uma sequência ficcional em que o poeta Fernando Pessoa erra entre os monumentos da Esplanada dos Ministérios, sob o fundo da cidade espacial. Aquela imagem me marcou porque, muito antes de ver o filme, tinha a impressão de que Pessoa se sentiria em casa na atmosfera metafísica da cidade.

 

Imagino que, se visitasse Brasília, talvez dissesse o mesmo que Clarice Lispector: reconheço esta cidade no fundo do meu sonho. A obra dele é muito vasta. Mas, ao ler certos poemas de Pessoa, parece-me que a inquietação existencial e o sentimento metafísico estão em sintonia com a solitude brasiliana.

Crédito: André Violatti/Esp. CB/D.A Press. Catedral Metropolitana de Brasília: interação celeste.

 

Como percebe o leitor, estou devaneando com o objetivo de criar uma moldura para algo mais tangível. É que o professor de arquitetura da UnB, Frederico Holanda, me enviou uma preciosa mensagem: um poema de Alberto Caeiro, um dos heterônimos de Pessoa.

 

No texto, é possível estabelecer uma relação do poeta português com Brasília muito menos vaga. Indiretamente, o poema resvala em Brasília ao falar da relação do ato cotidiano de ver nas cidades.

Credito: Ed Alves/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia – DF. Cidade, natureza agreste e céu se fundem.

 

O ponto de vista do poeta é o pico do monte em uma aldeia. Essa perspectiva descortina uma visão mais ampla e propõe uma outra escala do nosso tamanho no mundo: “Da minha aldeia vejo quanto da terra se pode ver do Universo…/Por isso a minha aldeia é tão grande como outra terra qualquer,/Porque eu sou do tamanho do que vejo/E não do tamanho da minha altura…”

Embora prometam a riqueza de experiências, as cidades grandes empobrecem a visão com seu atulhamento desordenado, que cresce atabalhoadamente para todos os lados.“Nas cidades a vida é mais pequena/Que aqui na minha casa no cimo deste outeiro”.

Crédito: Daniel Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasília – DF. Pôr do sol do dia próximo a Ponte JK.

 

Enquanto isso, nas cidades a visão é impedida pela ocupação do espaço, restringindo o ato essencial de contemplar: “Na cidade as grandes casas fecham a vista à chave,/Escondem o horizonte, empurram o nosso olhar para longe de todo o céu,/Tornam-nos pequenos porque nos tiram o que os nossos olhos nos podem dar,/E tornam-nos pobres porque a nossa única riqueza é ver.”

 

Credito: Ana Rayssa/CB/D.A Press. Céu de Brasília sem nuvens.

O poema de Pessoa pode ser lido, indiretamente, como um elogio a Brasília. É uma capital com qualidades campestres ao lado das citadinas. Moramos em um altiplano pertinho do céu. A contemplação da abóbada celeste é uma das riquezas da cidade. Ela é uma criação arquitetônica. Quem nos concedeu esse privilégio lírico e metafísico foi Lucio Costa.

 

Crédito: Antonio Cunha/CB/D.A Press. Brasil.  Céu obre a Esplanada dos Ministérios: prédios com espaço para nuvens, como disse Clarice Lispector.

 

Há algum tempo dois arquitetos apresentaram a proposição de tombar o céu de Brasília. A proposta é poética, mas não é factível. Para preservar essa riqueza nós temos de ficar atentos é às bandalheiras dos governantes aqui da terra. Como bem disse o poeta Francisco Alvim, Lucio Costa dispôs a cidade no planalto com a sabedoria de um arquiteto do cosmos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*