SERVIDORES DO BC DOAM SANQUE E PROTESTAM PELA REESTRUTURAÇÃO DA CARREIRA

Publicado em Sem categoria

Para cobrar o cumprimento dos acordos assinados pelo Banco Central e pelo governo federal desde 2005, os servidores pretendem doar sangue e se afastar do serviço por um dia nesta sexta-feira (19).

Está programada para amanhã (19) uma ação nacional de doação de sangue pelos servidores do Banco Central. Além do estímulo para tornar o ato um hábito, os funcionários pretendem usar o dia de afastamento “previsto na Lei nº 8.112/1990 de folga como forma de protesto contra o descaso da alta administração do BC e do governo federa que descumprem acordos desde 2005”, informou o Sindicato dos Técnicos do Banco Central (SinTBacen).

Igor Nóbrega Oliveira, presidente do Sindicato contou que a ideia de doar sangue surgiu naturalmente, uma vez que os servidores sentem que estão dando o sangue pela carreira. “Em 2005, o Bacen e o governo assinaram um acordo com os servidores, sobre a necessidade de se reconhecer o nível superior de escolaridade do cargo de técnico e de rever o quantitativo dos técnicos e analistas. A proporção atualmente é de aproximadamente 14% e 86%. Enquanto na Justiça Federal existem dois técnicos para cada analista judiciário, no Bacen, a estrutura remete a uma pirâmide invertida”, explica Igor.

O principal problema da atual estrutura da carreira de servidores do BC, alega Igor Oliveira, é que o excesso de analistas e o déficit de técnicos deixa espaço para o BC alocar os primeiros para fazer o trabalho destes últimos, mas a um preço muito mais caro para a sociedade. Um levantamento do SinTBacen, ainda em fase de refinamento, aponta para o desperdício anual de mais de R$ 50 milhões por esses desvios de função.

Além do desperdício de dinheiro público, os servidores argumentam que a ausência de contornos bem definidos na carreira causa frustração em ambos os cargos: “a tese de doutorado de uma analista do BC revela que mais de 70% dos que ingressaram na autarquia em 2010 sentem-se frustrados com suas atividades. Isso é péssimo para o clima organizacional. Diante da omissão da alta administração do Banco Central, os próprios servidores lutam para corrigir esses problemas, por isso dizemos que estamos ‘dando o sangue’ pela carreira”, argumenta Igor.

O ato de doação de sangue ocorrerá simultaneamente em todas as capitais onde o Banco Central possui representação: Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Brasília, Recife, Fortaleza e Belém.

Ato nacional de doação de sangue dos servidores do Banco Central

Data: 19 de junho de 2015.

Local: Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Brasília, Recife, Fortaleza e Belém.

Brasília, 21h53min