PROIFES INDICA GREVE NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS

Publicado em Sem categoria

Em resposta ao silêncio do governo federal sobre a proposta para reestruturação da carreira, reajuste salarial e contínuos cortes à educação pública nacional, a Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (Proifes-Federação) indicou aos sindicatos federados a deflagração de uma greve nacional.

A decisão partiu do Conselho Deliberativo da entidade reunido em Brasília nos dias 18 e 19 de junho, após encerrar o prazo dado pelo Proifes para que o governo remarcasse novas discussões para a continuidade do processo negocial. 

“A Federação que tem como característica apostar no diálogo e utilizar a greve como último recurso, indicou inicialmente aos sindicatos federados que aguardassem o prazo de negociação. De acordo com o presidente Eduardo Rolim de Oliveira, a Federação enviou ofício ao Ministério do Planejamento dando como prazo final para retorno o dia 15 de junho já que a data correspondia à metade do prazo proposto pelo próprio governo para que as negociações ocorressem (maio a julho)”,informou a Federação.

“A falta da continuidade do processo negocial impulsionou a busca pelo legítimo recurso da greve para que as negociações efetivamente aconteçam”, disse Rolim.   

Os sindicatos federados têm autonomia para escolher ou não este instrumento de mobilização. O Proifes articulará nacionalmente o processo de greve e organizará os atos necessários para pressionar o governo e levar à sociedade as motivações desse processo, conclui o presidente.

Entre os sindicatos federados, os docentes universitários da Bahia entraram em greve desde o dia 28 de maio, os do Mato Grosso do Sul, no dia 15 de junho. Outros sindicatos, a exemplo do Rio Grande do Sul têm aprovado indicativos de greve e estão em processo de deliberação. Nesta terça-feira (23), os docentes da Regional Goiânia e Regional Goiás decidem sobre a paralisação dos serviços.

Brasília, 20j49min