PLANEJAMENTO CONVIDA ENTIDADES SINDICAIS PARA REUNIÃO COM O MINISTRO NELSON BARBOSA

Publicado em Sem categoria
Servidores mantêm manifestação agendada para amanhã, às 9 horas.

O Ministério do Planejamento, por meio de sua Secretaria de Relações de Trabalho no Serviço Público (SRT/MP), informou, em nota no site do órgão, que encaminhou às entidades representativas dos servidores públicos federais ofício-circular convidando-as para uma reunião com o ministro Nelson Barbosa, no dia 20 de março, sexta-feira, às 10h, no edifício-sede (bloco K da Esplanada dos Ministérios). No encontro, o ministro ouvirá os representantes dos servidores, fará uma apresentação abordando a conjuntura econômica de 2015 e falará sobre as diretrizes que nortearão o processo de negociação deste ano.

As lideranças sindicais, no entanto, não vão suspender o ato programado para amanhã, às 9 horas, em frente ao ministério. “Foi uma sinalização importante, mas o prazo está muito dilatado. Manteremos as manifestações e queremos ser atendidos logo e discutirmos pelo menos as premissas dessa reunião agendada. Por que um encontro tão longe?”, questionou Sérgio Ronaldo da Silva, secretário-geral da da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef).

O Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos, que reúne 33 representantes de classe, criou uma agenda de atividades para março, com discussão sobre indicativo de greve, e jornada nacional, em Brasília, em 7, 8 e 9 de abril, para uma força tarefa no Congresso. Foi definido um índice linear de reajuste de 27,3%.

O percentual tem como ponto de partida o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de agosto de 2010 a julho de 2016, em torno de 44%, já descontados os 15,8%, em três parcelas (2013, 2014, 2015), mais ganho real de 2%. E não exclui outras demandas e a correção de distorções que, inclusive, fazem parte de termos de acordo já firmados com o governo.

Brasília, 12h30min