GOVERNO NÃO APRESENTA PROPOSTA E CAMINHONEIROS ENTRAM EM GREVE À ZERO HORA DO DIA 23

Publicado em Sem categoria

O deputado federal Osmar Terra (PMDB-RS), relator da Comissão Externa da Câmara que acompanha o movimento dos caminhoneiros, informou que fracassou a reunião entre caminhoneiros, embarcadores, cooperativas de transporte, empresários do ramo, parlamentares e representantes do Ministério da Fazenda, Secretaria Geral da Presidência da República, Polícia Rodoviária Federal, entre outros órgãos envolvidos na cadeia produtiva do transporte rodoviário de cargas.

Segundo ele, o governo federal não apresentou proposta e os profissionais entrarão em greve a partir da meia-noite de quinta-feira (23). O encontro aconteceu hoje (22) na sede na ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), em Brasília.            

Os profissionais saíram da audiência gritando palavras de ordem contra a presidência da República, ao mesmo tempo em que comunicavam aos líderes da categoria, via redes sociais, o início da paralisação.

            Osmar Terra (PMDB-RS) lembrou que o aviso já vinha sendo dado desde fevereiro, e agora o Brasil vai parar. Mesmo assim, a comissão vai examinar o encaminhamento de cinco propostas para o plenário da Câmara, em busca de uma solução para o movimento.

1)    Definição de um preço mínimo para frente, evitando confrontos de constitucionalidade; 2)    Redução dos impostos incidentes sobre o óleo diesel; 3)    Crédito especial de R$50 mil do BNDES, com juros de 2% ao ano destinado aos caminhoneiros autônomos; 4)    Perdão das multas aplicadas durante a paralisação; 5)    Reserva de mercado de 40% para as cooperativas de caminhoneiros.

Brasília, 18h05min