CRCDF DEBATE TRANSPARÊNCIA NA PRESTAÇÃO DE CONTAS PÚBLICAS E PRIVADAS

Publicado em Sem categoria
Contadores e técnicos em contabilidade que atuam no governo federal, GDF e órgãos públicos em Brasília vão debater, nos dias 20 e 21 de agosto, durante a X Convenção de Contabilidade do DF, temas relacionados à transparência na prestação de contas públicas e privadas. O evento é  de responsabilidade do Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal (CRCDF) e acontecerá na sede da LBV (915 Sul).

O evento, que é um dos mais importantes e antigos da entidade, acontece a cada dois anos 1995. Este ano, vai reunir mais de 350 participantes para discutir o tema 

“Com a Contabilidade o Brasil se faz Transparente”.

No momento em que o país atravessa grave crise econômica e política, em função da série de denúncias sobre corrupção em órgãos e empresas públicas e prisões de políticos e empresários na Operação Lava a Jato,  a X Convenção de Contabilidade irá apontar formas de evitar e corrigir essas situações com os controles de transparência já disponíveis no Brasil.

O evento será dividido em quatro fóruns de discussões nas áreas temáticas de auditoria, empresas contábeis, perícia e setor público, cada um ministrado por conhecidos especialistas.

O fórum da auditoria, por exemplo, falará sobre o gerenciamento de risco, a governança na prevenção à fraude e as responsabilidade, inclusive legais, dos contadores na prevenção da lavagem de dinheiro e no combate ao financiamento do terrorismo. 

Os palestrantes desse Fórum serão os especialistas Dermeval Bicalho Carvalho, Cláudio Peixoto e Ricardo Lião.

Segundo a presidente do CRCDF, a contadora e perita Sandra Batista, o momento exige da classe contábil essa discussão.

“O tema escolhido para este ano está em sintonia fina com as preocupações que assolam o país atualmente e, ao mesmo tempo, com a série de esforços que o sistema contábil Brasileiro (Conselho Federal de Contabilidade/CFC e Conselhos Regionais de Contabilidade/CRCs) vem fazendo para consolidar a importância dos mecanismos de Transparência na prestação de contas”, enfatiza ela. “E isso tanto de governos e órgãos públicos quanto de empresas privadas, entidades sociais e mesmo pessoas físicas. A Contabilidade brasileira tem respostas e mecanismos para fazer a sua parte nesse combate à corrupção”.

Brasília, 12h16min