CNTTL INICIA DIÁLOGO COM O GOVERNO

Publicado em Sem categoria

Em nota, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística, da CUT, recomenda que todos os transportadores suspendam os bloqueios nas estradas para que a pauta da categoria avance

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística da CUT (CNTTL) iniciou o diálogo com vários setores do governo federal, em Brasília,  para tratar das reivindicações dos caminhoneiros, que foi entregue no fim do ano passado à Casa Civil e à Secretaria-Geral da Presidência da República.

 A pauta foi construída durante o Encontro Nacional dos Transportadores Autônomos, nos dias 26 e 27 de novembro de 2014, em Votorantim (SP). O evento reuniu lideranças dos caminhoneiros autônomos de São Paulo, Santos, Campinas, Guarulhos, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Tocantins e de outras regiões do País. Entre as reivindicações está a criação de uma agenda permanente com o governo.

 A proposta  também inclui conveniar a CNTTL junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT),para que possa distribuir as senhas de cadastro nos caminhões, e definir um valor mínimo de frete para cada modalidade dos caminhoneiros autônomos: tanqueiros (transportam combustíveis), caçambeiros (caçambas e produtos diversos) e graneleiros (grãos, que atuam na região sul do País).

 A  construção de pontos de parada com estrutura de saúde, conforto, pouso, alimentação, segurança e higiene  também é outra prioridade para os transportadores.

 Bloqueio nas estradas

 A CNTTL recomenda que os caminhoneiros suspendam a paralisação nas estradas, porque entende que o governo está com as portas abertas para negociar a pauta da categoria e há diálogo, portanto, não há necessidade de manter este tipo de ação. 

 Comissão das lideranças

 A qualquer momento, será convocada a Comissão das Lideranças dos Caminhoneiros Autônomos, formada durante o Encontro em Votorantim e composta por membros de  modalidades diferentes,  que junto à CNTTL irá aprofundar o debate das revindicações.

Brasília, 16h45min