AUDITORES FISCAIS FAZEM MANIFESTAÇÃO EM FRENTE AO MINISTÉRIO DA FAZENDA

Publicado em Sem categoria

Os auditores fiscais da Receita Federal farão um ato público no próximo dia 4 de março, quarta-feira, às 10 horas, em frente ao Ministério da Fazenda, em defesa dos direitos da classe. Além de reajuste salarial de 35,33% a 55,31%, para equiparar seus rendimentos a 90,25% do que ganham os ministros do Supremo Tribunal Federal, reivindicam valorização da categoria e reinclusão do Fisco no rol de formuladores da política tributária do país. Para o ato, são esperadas aproximadamente 600 pessoas de todos os Estados e do Distrito Federal.

Eles querem, também, a conversão da atual tabela, de três classes e 13 padrões, para outra, com o mesmo número de classes, mas com apenas seis padrões, com uma diferença entre elas de 4,5%. “A busca por uma remuneração digna e que faça jus às atribuições desenvolvidas pela classe fica ainda mais urgente quando se olha para os fiscos estaduais, onde os governos reconhecem a importância da carreira e os tem remunerado de acordo com a relevância que têm para o bom funcionamento da máquina pública”, explicam os auditores.

O sindicato nacional da categoria (Sindifisco) não participou do lançamento da campanha salarial unificada dos servidores públicos federais, na quarta-feira, em frente ao Ministério do Planejamento. O conjunto do funcionalismo definiu um índice linear de reajuste de apenas 27,3%. Porém, segundo a assessoria de imprensa da entidade, “haverá momentos em que o Sindifisco estará junto aos demais servidores, não somente porque apoia as reivindicações do funcionalismo, mas também porque existem questões comuns. Os auditores pretendem trabalhar em paralelo, sobretudo por causa das peculiaridades da carreira”.

Nos dias 5 e 6, haverá reunião do Conselho de Delegados Sindicais (CDS). Na pauta, constam assuntos relacionados à campanha salarial, que englobam percentual de reajuste, valorização do auditor e da Receita Federal, reivindicações não atendidas pela campanha salarial de 2012 – como regulamentação da Lei Orgânica do Fisco (LOF) e da indenização de fronteiras, entre outros. O Sindifisco fez um estudo que trata, especificamente, da questão remuneratória da categoria.

O documento foi encaminhado para a residência de todos os filiados e também está disponível para consulta no site do sindicato. Segundo informações do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (Sinait), a categoria também participará do ato específico dos fiscais no dia 4 de março.

Brasília, 14h30min