AMANHÃ – DIA NACIONAL DE LUTA PELA DEMOCRACIA E EM DEFESA DA PETROBRAS

Publicado em Sem categoria

Dia 3 de outubro é a data da criação da Petrobras

A Frente Brasil Popular, formada por centrais sindicais, movimentos sociais e estudantis (CUT, CTB, MST e UNE, entre outros), além de movimentos populares (CMP, MMM, Conan e Conem), fazem neste sábado, 3 de outubro, o Dia Nacional em Defesa da Democracia, da Petrobras e Contra o Ajuste Fiscal.   Em São Paulo, a manifestação, organizada pelo Fórum dos Movimentos Sociais – articulação estadual que reúne mais de 50 entidades – sairá da Avenida Paulista e irá até a Praça da Sé.   A data do ato é simbólica   O Dia Nacional em Defesa da Democracia, da Petrobras e Contra o Ajuste Fiscal será no dia 3 de outubro, data da criação da Petrobras.   Neste 62° aniversário da Petrobras, o objetivo dos movimentos sindical e sociais é reforçar e conscientizar a sociedade que o petróleo e o pré-sal são riquezas que devem servir para melhorar a vida da classe trabalhadora e de todos os brasileiros. Eles lembram que os royalties para a educação e a saúde  podem contribuir com a melhoria das escolas públicas, no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e de outros programas sociais, entre outras demandas do País.  

A Frente Brasil Popular alerta para os “reais interesses de alguns parlamentares,  países e empresas que querem se apoderar do pré-sal derrubando o modelo de partilha, que estabelece as regras de exploração de petróleo e do gás natural, como é o caso do Projeto de Lei nº131/2015, de autoria do senador José Serra (PSDB-SP), que ampliaria a presença de  petrolíferas estrangeiras pra explorar a riqueza brasileira”.  

Além da defesa da Petrobras, os atos vão levantar a bandeira de defesa da democracia, contra o impeachment da presidenta Dilma Rousseff e contra o ajuste fiscal. “Os ricos é que devem pagar a conta da crise econômica internacional”, destacam, em nota, os organizadores.    

Eles contabilizaram que, em 2013, alguns milionários, donos ou sócios de grandes empresas, arrecadaram quase R$ 200 bilhões, mas não pagaram impostos. O Brasil, afirmam, é um dos poucos países do mundo que não tributa lucros e dividendos de acionistas.

Para as lideranças dos movimentos sindical e sociais, os custos do ajuste fiscal feito atualmente não podem ser debitados nas contas da classe trabalhadora. Eles apontam a taxação das grandes fortunas, das grandes heranças e o combate à sonegação para superar desigualdades sociais e a crise econômica.

Atos já confirmados: – SÃO PAULO 14h – CAPITAL Avenida Paulista, 901 – em frente ao prédio da Petrobrás . Caminhada: Paulista, Avenida Brigadeiro Luiz Antonio, Largo São Francisco e Praça da Sé. 10h – ARAÇATUBA Câmara Municipal – R. Quatorze de Julho nº 26 – Bairro São Joaquim 10h – BAURU Antiga Estação Ferroviária de Bauru, Praça Machado de Melo – depois tem caminhada pelo calçadão da Rua Batista de Carvalho 9h – CAMPINAS Estação Cultura – Praça Marechal Floriano Peixoto s/nº, com caminhada até o Largo da Catedral 9h – ITAPEVA Praça de Eventos Zico Campolim, na Av. Castelo Branco, 923 – Centro 8h – PRESIDENTE PRUDENTE Lançamento regional do Fórum dos Movimentos Sociais no anfiteatro do Sindicato dos Bancários, à Rua Casemiro Dias, 379, bairro V. Nova. Depois, caminhada pelo calçadão no centro da cidade 8h30 – RIBEIRÃO PRETO Esplanada do Teatro Pedro II – Calçadão do Centro 10h – SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Rua Bernardino de Campos, 2940 – Praça Shopping 10h00 – SOROCABA Praça Cel. Fernando Prestes – centro

OUTROS ESTADOS   – BAHIA – 9h Campo Grande, com caminhada em defesa da democracia no centro.   – PERNAMBUCO – 8h Praça do Derby, Recife   – MINAS GERAIS – 10h Praça da Rodoviária, Belo Horizonte   – PARANÁ – 10h Boca Maldita   – RIO DE JANEIRO (ato será no dia 2) – 16h Candelária, com caminhada até a Cinelândia   – RIO GRANDE DO SUL – 10h Largo Glênio Peres, caminhada até a Torre Simbólica de Petrobrás, na Praça da Alfândega   – CEARÁ – 8h Praça José de Alencar   – SANTA CATARINA 9h –  Praça da Catedral – Florianópolis 9h –  Escadaria da Catedral de São Paulo Apostolo, Rua XV de Novembro –          Blumenau 10h – Praça da Bandeira – Joinville 9h – Praça Coronel Bertaso, centro de Chapecó   – PARAIBA – 9h Concentração no Teatro de Cabedelo   PIAUI – 8h Concentração na Praça Rio Branco, em Teresina.

Distrito Federal – 9h Feira da Ceilândia.

Brasília, 12h22min