91% dos brasileiros tem vontade de trabalhar e viver em outro país. O que os motiva?

Publicado em Servidor

Falta de perspectiva profissional no Brasil é um dos fatores que impulsionam a procura por internacionalização da carreira. Migrar legalmente é o diferencial. Dos brasileiros entrevistados que seguiram a vida no exterior, 78% estão atuando na sua área de formação, 77% em empresas formais e 13% em negócio próprio lá fora

Pesquisa recente da companhia de recrutamento e seleção Talenses mostrou que a maioria dos brasileiros deixariam o país para trabalhar e viver no exterior. Entre os entrevistados, 91% afirmaram ter vontade de ter uma experiência profissional internacional. Estados Unidos, Canadá e Portugal são os destinos mais desejados. Priorizando a carreira, para 61% dos participantes ter um emprego garantido antes de partir é fator determinante para impulsionar a mudança, de acordo com a apuração da Talenses.

Na pesquisa, que foi respondida por 1.470 profissionais brasileiros, dos quais 1.239 vivem no Brasil e 231 no exterior, 80% dos integrantes do primeiro grupo demonstram interessem em ter um trabalho formal em outro país. Na hora de decidir sair do país em busca de oportunidades no exterior, o sonho de viajar e viver outra cultura é o principal motivador (35%), seguido pela crise e o desemprego atual (25%) e pela falta de perspectiva profissional aqui no Brasil (22%).

Dos residentes no exterior que foram entrevistados, 90% se dizem satisfeitos com a mudança. Destes, 78% estão atuando na sua área de formação, 77% em empresas formais e 13% possuem negócio próprio em outro país.

No ano passado, uma pesquisa do Instituto Datafolha revelou que a intenção de jovens de nível superior em deixar o país está no nível mais alto dos últimos anos. Dados da Receita Federal indicam que, desde 2014, o número de declarações de brasileiros que deixaram o país em definitivo cresceu 74%. No começo da década, em média, 9.000 pessoas deixaram o país por ano. Em 2014, foram 12.241. Em 2017, o número chegou a 21.236

Internacionalização de carreira – “Quero ter uma experiência profissional no exterior, mas por onde devo começar?”

Para o jornalista brasileiro, Rodrigo Lins, que escreveu um livro para contar sua experiência, pois ganhou o sonhado ‘Green Card’ para residir permanentemente nos Estados Unidos, pouco mais de dois anos após sua chegada ao país, o sistema imigratório americano tem privilegiado os cérebros e talentos profissionais de estrangeiros. O jornalista explica que a categoria de vistos imigrantes concedidos por habilidades extraordinárias ou excepcionais em diversas áreas do conhecimento tem sido a opção imigratória de brasileiros que desejam levar a carreira para os EUA.

“Passamos por uma grande mudança de perfil imigratório aqui nos Estados Unidos. Há pouco mais de 10 anos os imigrantes brasileiros eram atraídos por ofertas de trabalho em funções operacionais e mais braçais no território americano. Ao chegar nos EUA comecei um estudo sobre as possibilidades imigratórias permanentes para estrangeiros e me deparei com a categoria de Green Cards concedidos pelo Governo americano para profissionais de sucesso vindos de outro país – o conhecido ‘Visto Einstein'”, revela Rodrigo Lins.

Para o jornalista, a internacionalização de carreiras é uma forma de ‘entrar pela porta da frente’ nos Estados Unidos com reconhecimento do mérito intelectual do profissional. Os vistos Eb-1 A, Eb-2 e O garantem possibilidades imigratórias para profissionais brasileiros que queiram levar suas carreiras para os Estados Unidos como especialistas em diferentes áreas.

“O processo para obtenção dos documentos de residência permanente exige a contratação de advogados de imigração especializados na lei americana. Mas, no todo, basta que o profissional apresente provas de sua carreira bem sucedida para que mereça a avaliação do seu pedido em território americano. É uma chance espetacular para aqueles que querem ter a chance de morar e trabalhar legalmente nos EUA”, explica Rodrigo Lins.

O jornalista brasileiro escreveu um livro para contar sua experiência e consolidar uma espécie de ‘manual de internacionalização de carreiras profissionais para os EUA’. A obra explica desde os principais tipos de visto imigrantes e não imigrantes, até metodologias para aplicação e tramitação do processo. Durante os meses de janeiro e fevereiro Lins estará no Brasil lançando o livro em diversas cidades, como Goiânia-GO, Brasília-DF e São Paulo-SP. É possível adquirir o título também pela internet, por meio do site http://book.onevoxsolutions.com