Créditos: Melina Tavares Assessoria/Divulgação. Atriz Giovanna Lancellotti. Crédito: Melina Tavares Assessoria/Divulgação. Em Segundo sol, Giovanna Lancellotti vive uma influenciadora digital

Youtubers invadem a televisão, enquanto a tevê chega ao YouTube

Publicado em Comportamento, Novela, Séries

Televisão e internet andam cada vez mais juntas. Agora, os youtubers estão nas novelas e as séries, no computador!

Por Adriana Izel e Vinicius Nader

Lugar de youtuber é… na televisão! A convergência entre a internet e a tevê chegou para ficar e isso pode ser constatado tanto em novelas que estão atualmente no ar como nas webséries, que rendem muitos cliques aos diretores e realizadores. No caso das novelas, a estrada ainda tem dois rumos: personagens que são influenciadores digitais e youtubers que se arriscam como atores.

Do primeiro grupo faz parte a mimada Rochelle, personagem vivida por Giovanna Lancellotti na novela Segundo sol. A influenciadora digital mantém um canal aberto com os seguidores dela nas redes sociais, dando dicas de moda. Sempre preocupada com a aparência e com o que os seguidores — e a sociedade de Salvador, onde se passa a trama —, vão achar do que veem, Rochelle acaba servindo como uma crítica a quem se prende demais à imagem.

Mas, antes disso, Rochelle é também o retrato de uma geração que já não se desgruda mais da rede social, em maior ou menor escala. Em entrevista ao Correio, a atriz Giovanna Lancellotti contou que faz parte do grupo que usa bastante a internet.

“Uso as redes sociais com frequência, gosto bastante dessa interação com o público, de saber o que estão achando do trabalho. Uso bastante a internet para ler notícias, vejo novela também, quando não consigo assistir na tevê”, afirma ela, que vê esse caminho de união entre a tevê e a web com bons olhos. Tanto que Giovanna bombou nas redes ao lado de Rodrigo Simas, com quem teve cenas quentes no clipe da música Não esqueço, da banda Niara, disponibilizado no Youtube.

Da internet para a televisão

Com grande repercussão nas plataformas digitais, os youtubers viraram a sensação dos últimos anos. Eles são idolatrados pelo público, buscados pelas marcas e agora procurados também pelos produtores de elenco da tevê com o objetivo de transformar milhões de visualizações na web em audiência televisiva.

A instagrammer Julia Mendes é um dos exemplos. Fenômeno no Instagram com a página Juju me conta tudo, em que posta opiniões descontraídas por temas como relacionamentos e boa forma com mais de 180 mil seguidores, ela está no elenco da Malhação — Vidas brasileiras dando vida à personagem Marli, garçonete do restaurante Le Kebek, que fica ao lado do colégio Sapiência.

Crédito: Estevam Avellar/Divulgação. Julia Mendes foi convidada para Malhação - Vidas brasileiras por causa da repercussão nas redes sociais
Crédito: Estevam Avellar/Divulgação. Julia Mendes foi convidada para Malhação – Vidas brasileiras por causa da repercussão nas redes sociais

E foi a rede social que a levou à atração: “Recebi um direct (mensagem privada) do produtor de elenco me chamando para fazer o teste para a Marli. Ele disse que adorava os vídeos e queria que eu fosse lá fazer o teste. Isso é para a gente ver como a internet hoje em dia está presente e como ela pode ser aliada na hora de você divulgar o seu trabalho”.

Julia admite que foi um desafio conciliar as rotinas da tevê e da web. “Antes de Malhação, minha dedicação era quase integral para o canal. Agora, confesso que fico meio desesperada, porque não posso deixar de criar conteúdo. Mas também não gosto de postar qualquer coisa só porque precisa postar. Tem dias que escrevo cinco roteiros para vídeos e tem vezes que passo três dias seguidos no limbo, desesperada atrás de ideias. É bem difícil, mas no final sempre dá certo, e, por isso, eu amo”. Leia aqui entrevista completa com Julia.

Entre os youtubers, quem tem roubado a cena na televisão é a jovem Flavia Pavanelli, que tem um canal com mais de três milhões de inscritos no YouTube. A paulista está no elenco da novela infantojuvenil As aventuras de Poliana, em que interpreta a personagem Brenda.

Crédito: Paulo Belote/Divulgação. Sucesso na web, Kéfera se prepara para estrear em novelas
Crédito: Paulo Belote/Divulgação. Sucesso na web, Kéfera se prepara para estrear em novelas

Nos próximos meses, dois outros nomes de destaque da plataforma estreiam na telinha. São eles, Pedro Rezende, o Rezende Evil (que tem um canal com mais de 18 milhões de inscritos), e Kéfera, do canal 5incominutos (com mais de 11 milhões de seguidores). O primeiro estará no elenco de Z4, nova série juvenil do SBT, que estreia na quarta-feira e também será transmitida no canal da tevê por assinatura Disney Channel, a partir do dia 30. Já Kéfera foi anunciada no elenco de Espelho da vida, próxima novela das 18h da Globo, que vai substituir Orgulho e paixão.

Ficção na web

Se antes séries eram uma exclusividade da televisão, agora não é bem assim. Elas chegaram — e para ficar — ao computador e aos celulares por meio das webséries. Em seu terceiro trabalho como roteirista (o segundo como autor titular), Pedro Arbex assina Quem nunca, O quarto ao lado e a mais recente, Clica no vacilo. Pedro sabe que a concorrência para conquistar o público mobile é grande.

“Manter o público com os olhos vidrados na tela de um celular sem que ele acesse aos milhares de aplicativos disponíveis é um desafio. É muita informação. WhatsApp brotando mensagem o tempo inteiro, Instagram e Twitter, etc., e a websérie precisa fazer com que o espectador fique ali até o final do episódio”, afirma.

Crédito: Reprodução/Divulgação. A websérie Clica no vacilo é a terceira do roteirista Pedro Arbex
Crédito: Reprodução/Divulgação. A websérie Clica no vacilo é a terceira do roteirista Pedro Arbex

Aos 24 anos, Pedro faz parte dessa geração que se acostumou a dividir as atenções entre a tevê, o celular e o computador. “Eu respiro internet. Crescemos juntos. Produzir para a web tem que saber dialogar com o público da web. A geração de hoje tem acesso a tudo com muita facilidade, ou seja, assiste a um pouco de tudo e de tudo um pouco. Aliás, essa nova geração foi a responsável pelo grande boom das séries. Essa galera está com um olho na web e outro na tevê igualmente. Esse público consome muito”, afirma o jovem roteirista que pretende seguir o caminho antes visto como inverso: “Os meus próximos passos são a tevê e o teatro”.