You
You Crédito: Reprodução/Imbd - You You

You, série com Penn Badgley, acompanha a história de um stalker

Publicado em Sem categoria, Séries

Comparada a Dexter, You se utiliza de recursos que conseguem manter o telespectador interessado

Baseada no livro homônimo escrito por Caroline Kepnes, You é originalmente produzida pelo canal a cabo norte-americano Lifetime, mas chegará ao Brasil com exibição internacional pelo streaming da Netflix. Ainda não há data prevista, mas a disponibilização deve ocorrer após a exibição dos 10 episódios da primeira temporada nos EUA.

O enredo se baseia na história de Joe (Penn Badgley, de Gossip girl), um gerente de livraria que tem graves problemas de obsessão. Se por fora Joe parece o ideal de um homem perfeito (gentil, romântico, bonito), por dentro ele é, na verdade, um assassino obsessivo que acaba de encontrar uma nova paixão (ou vítima): a jovem estudante Beck (Elizabeth Lail, vista em Once upon a time e The blacklist).

Em um encontro totalmente casual, o protagonista se apaixona perdidamente pela estudante de literatura, e passa a stalkeá-la. Ele descobre o endereço dela, passa a seguí-la e até o celular e o computador da jovem são hackeados. Essa obsessão o leva a afastar pretendentes e até cometer assassinatos, que, segundo ele, são motivados pelo fato da jovem merecer muito mais.

You
Crédito: Reprodução/Imdb – Por fora eles parecem um casal feliz, mas as motivações de Joe estão perigosamente erradas

Crítica de You

Muito comentada pela imprensa internacional como a “nova Dexter“, You apenas pode ser comparada com a trama do Showtime estrelada por Michal C. Hall quando o foco é a motivação das atitudes do personagem. Mas, mesmo assim, está longe de ser igual a outra produção.

O estilo da série está mais bem ligado a um grande novelão, um estilo típico da emissora Lifetime, o que a faz abusar de diálogos simples e quase didáticos. Além disso, quase toda cena tem uma construção de gancho para prender o público para as tramas seguintes. O recurso é bem popular em várias séries, entretanto, You pesa a mão com estas cenas clichês.

You
Crédito: Reprodução/Imdb – Abarrotada de cenas dramáticas, os closes são bases de You

Quando se fala em ritmo, You consegue dosar: ela opta por pisar no freio nos primeiros minutos para depois chegar a uma aceleração nas cenas finais. Assim, a produção consegue prender a atenção do público, com início, meio e fim bem construídos em direção a um objetivo.

Outro ponto positivo da série é a narração – está aí um momento em que lembra Dexter –, em que Joe conversa o tempo todo com o público. É nesse momento que o espectador conhece realmente o personagem e entende até onde a trama vai chegar, já que a produção começa de uma perspectiva futura para depois voltar.

You
Crédito: Reprodução/Imdb – A cabeça de Joe é uma diversão a parte na série

Associada a narração, a série também capricha em outro elemento: o tom cômico. É engraçado a reflexão da série sobre como Joe é um psicopata meio desastrado, que age por impulso, erra e acaba pedindo desculpas. Tal reflexão também é uma carta na manga para sempre manter o público surpreso, porque a narração acaba dando uma aproximação maior com o protagonista e, consequentemente, um espanto quando o mesmo realiza uma ação mortal. Além de causar empatia com o personagem.

A primeira temporada de You é formada por 10 episódios. Até agora, já foram disponibilizados quatro na televisão norte-americana.