Mauro Mendonça e Claudia Abreu em cena de A vida como ela é
vida como ela e Mauro Mendonça e Claudia Abreu em cena de A vida como ela é Mauro Mendonça e Claudia Abreu em cena de A vida como ela é

Série ‘A vida como ela é’ chega ao Viva

Publicado em Programas

Os primeiros episódios de A vida como ela é no canal Viva serão O monstro e Quem morre descansa.

Fãs de Nelson Rodrigues, como eu, morrem de saudades do texto ao mesmo tempo ácido e lírico daquele mestre. Pois pílulas do autor carioca podem ser revistas na reprise de A vida como ela é no canal Viva, a partir desta sexta-feira (25/8). Não sei vocês, mas eu estou comemorando esse retorno.

Inspirados em contos publicados originalmente no jornal Zero Hora e depois reunidos em livro homônimo à atração televisiva, os episódios foram transmitidos originalmente como um quadro do Fantástico, em 1996.

Os diretores Daniel Filho e Denise Saraceni comandavam um timaço de atores, como Tony Ramos, Maitê Proença, Claudia Abreu, Marcos Palmeira, Malu Mader, Guilherme Fontes, Giulia Gam, Antônio Calloni, Gabriela Duarte, Leon Góes e Débora Bloch. A narração inconfundível de José Wilker (como faz falta um ator da envergadura de Wilker!) é uma marca de quase todos os capítulos — na estreia, Hugo Carvana assume a função. A adaptação do texto de Nelson ficou a cargo de Euclydes Marinho, que manteve a ironia fina e a atmosfera da década de 1950.

Como será a estreia de A vida como ela é no Viva?

As 40 histórias da série chegam ao Viva reunidas em 20 episódios — cada um reunindo dois deles. Na estreia você poderá acompanhar O monstro e Quem morre descansa.

Em O monstro, Bezerra (Guilherme Fontes) e Sandra (Claudia Abreu) são cunhados. Como estamos falando de Nelson Rodruigues, é natural que haja paixão entre cunhados. E logo eles são flagrados. Para escapar do julgamento alheio, Sandra acusa Bezerra de a ter assediado. Tudo com a cara mais pudica possível. Santinha do pau oco…

O pais dela, Guedes (Mauro Mendonça) e Ruth (Débora Bloch), porém, também são personagens rodrigueanos e, para manter as aparências, perdoam Bezerra. Claro que Sandra também esquece as acusações, não é mesmo?

Na sequência será a vez de Quem morre descansa. Agora, o protagonista é Norberto (Tony Ramos). Ele vive o dilema de manter o casamento com uma mulher doente, à espera da morte ou se entregar à paixão por Júlia (Débora Bloch).

Fogosa, ela, que também é alvo do desejo de Queiroz (Leon Góes), não aguenta mais esperar pela viuvez de Norberto. A decisão de se casar com Queiroz vem no mesmo dia da morte da esposa de Norberto. O desfecho trágico da história — aí vem Nelson Rodrigues! — vem quando Queiroz não suporta a dor do noivado desfeito e se mata.

É ou não é Nelson Rodrigues na veia? A vida como ela é terá reprises no Viva aos domingos, à 0h30.