CBIFOT060120200002 Crédito: AFP / Frederic J. Brown. Elenco de Fleabag

Globo de Ouro: Fleabag, Chernobyl e Succession dominam a noite, que também teve espaço para zebras

Publicado em Minissérie, Séries

Na parte de televisão, a premiação sagrou favoritos, ao mesmo tempo em que surpreendeu com estatuetas para artistas que não apareciam na lista de preferidos ao prêmio do Globo de Ouro 2020

No último domingo (5/1), o mundo das premiações voltou a se agitar com a realização da 77ª edição do Globo de Ouro, que é o pontapé para uma série de prêmios que ocorrem em janeiro celebrando a televisão e o cinema. Após o fim da festa com os vencedores premiados, o Próximo Capítulo se debruça sobre a premiação. Confira a seguir uma análise das estatuetas das categorias de tevê.

Em sua 77ª edição, o Globo de Ouro fez o que faz de melhor: surpreendeu. Assim que teve início a entrega dos prêmios, todo mundo se assustou com as zebras. ou seja, a vitória completamente inesperada, tanto para os críticos, quanto para o público e até para os vencedores.

Esse foi o caso dos prêmios para melhor ator em série de comédia ou musical para Ramy Youssef, por Ramy, do serviço de streaming Hulu, e melhor ator em minissérie ou telefilme para Russel Crowe, por The loudest voice, do canal Showtime. Ambos derrubaram favoritos. Youssef tirou a estatueta das mãos de candidatos fortes como Bill Hader (Barry), que, em 2018, levou o Emmy na mesma categoria; enquanto Crowe bateu Jared Harris, de Chernobyl, que, na temporada passada, se sagrou o melhor ator em minissérie e telefilme no Emmy.

Youssef e Crowe foram as zebras, mas também houve outras surpresas, como na categoria de melhor atriz em série de drama. A aposta estava para Jennifer Aniston por The morning show, da Apple TV+. Mas o prêmio ficou mesmo com Olivia Colman, de The crown (Netflix), que chegou a ser lembrada em muitas listas. Inclusive, porque levou prêmio parecido, mais na categoria de cinema, por A favorita, quanto também interpretou uma rainha.

O mesmo ocorreu em melhor atriz coadjuvante em série, minissérie ou telefilme. A expectativa estava toda em Meryl Streep por Big little lies, da HBO, mesmo que Helena Bonham Carter ainda corresse por fora por The crown. Mas quem ficou com a estatueta foi Patricia Arquette, por The act, atração do Hulu. A atriz havia conquistado a categoria no Emmy 2019, mas não aparecia tão forte para o Globo de Ouro.

Crédito: AFP / Frederic J. Brown. Elenco de Chernobyl

A vitória de Stellan Skarsgård como melhor ator coadjuvante em série, minissérie ou telefilme foi outro momento que nem todo mundo esperava. O favorito era Andrew Scott, o padre gato de Fleabag, da Amazon. No entanto, Chernobyl se mostrou mais forte e levou essa.

Depois de zebras e surpresas, o Globo de Ouro voltou à obviedade — justa — e distribuiu prêmios para os franco-favoritos Fleabag, Chernobyl e Succession. Cada um levou dois. A minissérie já havia conquistado melhor ator coadjuvante e depois se sagrou a melhor minissérie. Fleabag garantiu prêmios de melhor série de comédia ou musical e melhor atriz para a protagonista Phoebe Waller-Bridge. Succession se sagrou a melhor série de drama e viu Brian Cox ser premiado o melhor ator.