Antonio Fagundes como Alberto na novela Bom Sucesso
Bom Sucesso Foto: Ellen Soares/TV Globo. Alberto morreu no cenário de que mais gostava: a biblioteca Antonio Fagundes como Alberto na novela Bom Sucesso

Último capítulo de Bom Sucesso emociona. Saiba como foi!

Publicado em Novela

Trama de Rosane Svartman e Paulo Halm, Bom Sucesso se despede deixando gostinho de quero mais e o caminho aberto para Salve-se quem puder

O último capítulo de Bom Sucesso teve tudo o que os fãs da novela esperavam: lirismo, toques de humor e muita literatura. A trama de Rosane Svartman e Paulo Halm se despediu nesta sexta-feira (24/1) com leveza, shows de Antonio Fagundes, Grazi Massafera e Armando Babaioff e um crossover anunciando o folhetim que vem aí: Salve-se quem puder. E para quem não viu uma novidade: a “reprise” de sábado terá cenas inéditas!

Confira crítica do último capítulo de Bom Sucesso

Contém spoilers!

O capítulo começou com a dose de emoção nas alturas. Virado para o publico, Alberto se despede e morre, final anunciado desde o primeiro capítulo de Bom Sucesso. Mesmo assim emocionou citando Rubem Braga, “um amigo tão rabugento como eu” e reencontrando sua Cecília (Ana Lúcia Torre). Ponto para os autores e para Fagundes.

Ainda foi bonito ver os diálogos de Vera (Ângela Vieira) sobre o ciclo da vida com Sofia (Valentina Vieira) e Peter (João Bravo). A menina ainda homenageou o avô recitando Mario Quintana numa cena em que vários personagens evocam lembranças literárias. Caiu um cisco no meu olho!

De volta à trama, Diego (Armando Babaioff) fez das suas. Depois de entrar na mansão dos Prado Monteiro como se fosse um motoboy, ele descobre que Alberto está morto e esbraveja porque o empresário tirou dele o prazer de matá-lo. Como se não bastasse, ameaçou Nana (Fabiula Nascimento) com uma faca. Flagrado pela polícia, Diogo acabou preso. A comparsa dele, Gisele (Sheron Menezes), manda cartão-postal para ele da Grécia. Faltou a gente saber como eles se salvaram do incêndio no qual foram dados como mortos.

O reaparecimento do vilão não foi das melhores soluções, mas o público sempre merece mais de Babaioff. Na cadeia, ele dá sinais de loucura e vê fantasmas das pessoas em cujas mortes ele se envolveu.

No mais, Vera virou palestrante sobre mercado de trabalho e sexualidade para a terceira idade; a Prado Monteiro se reergueu; Nana fica grávida de Mario (Lúcio Mauro Filho); Ramon (David Junior) e Francisca (Gabriela Moreyra) e Marcos (Rômulo Estrela) e Paloma (Grazi Massafera) se casam; Peter vira youtuber famoso; e Ramon comanda um projeto social ligado a basquete, entre outros.

Numa estratégia interessante, a atriz Alexia Máximo, personagem de Deborah Secco em Salve-se quem puder, contracenou com Silvana Nolasco (Ingrid Guimarães) e avisou que um dia protagonizaria uma novela. De quebra deu um aviso a todos o que brilharam em Bom Sucesso: “não existe papel pequeno em novela”. Profética!

Após um bonito diálogo entre Paloma e Alberto, Bom Sucesso se despediu (com direito a uma alfinetada de Alberto, que garantiu que a Terra é redonda e azul, como dizem os astronautas). Vai deixar saudades. Avante, Salve-se quem puder!