Última temporada de Girls
Crédito: HBO/Reprodução

Última temporada de Girls: é o fim da ousadia

Publicado em Séries

A última temporada da série Girls, da HBO, termina neste domingo (16/4). Com uma trajetória consistente, a história apresentou conteúdos fora do clichê esperado, mesmo envolta em algumas polêmicas

*Colaboração de Ronayre Nunes

É hora de dar tchau para a série Girls. A trupe formada por Hannah (Lena Dunham), Marnie (Alisson Willians), Jessa (Jemina Kirke) e Shoshanna (Zosia Mamet) se despede da telinha depois de seis temporadas regadas a muitos nudes, desconstrução, algumas piadas incompreendidas e uma boa dose de modernidade, com exibição do último episódio neste domingo (16) na HBO.

Girls On Hbo GIF - Find & Share on GIPHY

A série, que começou sua trajetória em 15 de abril de 2012, chocou a sociedade conservadora norte-americana (e mundial) depois de recorrentemente apresentar cenas de sexo, personagens em profundos diálogos do mesmo jeito que vieram ao mundo e situações constrangedoras, reais, sensitivas e cruas. Uma mistura de conteúdo que a princípio parecia revolucionar a televisão, mas que chega ao fim com a agridoce sensação de ter sido mais um sucesso de crítica do que de audiência.

O início de Girls

Na estreia, Girls pulou de mais uma “série-de-Nova York-cópia-de-Sex-and-the-city” para os braços dourados de Hollywood. Em 2012, a série recebeu cinco indicações ao Emmy, incluindo melhor série de comédia (?), melhor atriz, roteirista e realizadora. Os três últimos direcionados para Lena Dunham. No ano seguinte, finalmente vieram as vitórias. Aclamada, Lena se consagrou como a nova genia de Hollywood por levar a estatueta de melhor atriz e melhor série de comédia (sim, ainda estamos sem entender…).

O enredo teoricamente simples (que mostra o cotidiano de cinco amigas vivendo as “emoções” — cof cof –- de Nova York), cobriu uma camada muito singela sobre o que de fato importa na série: o que é ser mulher, o que é crescer, o que é ser independente e o que é amar. No ano de lançamento da série, Lena proclamou: “Eu acho que é interessante para os caras terem uma ideia do que é ser mulher de verdade. É importante lembrar que uma garota de 24 anos não é uma criatura fácil de dissecar”.

O conteúdo da série

Girls On Hbo GIF - Find & Share on GIPHY

Não é exatamente fácil falar sobre o conteúdo de Girls. Até hoje a cena da Hannah na bicicleta do Adam e o reflexo dos trilhos sob a luz do luar é uma referência, mas o quanto ela foi importante para todas as incontáveis cenas de sexo não é tão relevante assim grande parte do público.

Se você está lendo isso, provavelmente, se encontra dentro do seleto grupo de fãs que chegaram ao ponto de entender o que essas ligações significam. Mas não se sinta especial por isso, afinal agora a série já está acabando.

Lena, Lena, Lena

Girls On Hbo GIF - Find & Share on GIPHY

Talvez mais até do que a própria série, a criadora/roteirista/diretora/protagonista se tornou a verdadeira estrela dessa história. Envolta em polêmicas (a acusação de estupro da irmã mais nova, provavelmente, foi a que mais irritou Lena), a atriz foi aos poucos chegando aos principais tabloides do mundo. Munida de um Twitter, com certeza, não limitado a 140 caracteres e um squad da mais alta nata da terra dos anjos, Lena se tornou a personificação da anti-queridinha americana mais amada.

Mais mundo, menos Lena

As atitudes de Lena fora das telinhas definidamente não excluem as conquistas da série. Assistir essas cinco garotas se transformarem em mulheres não é um exercício de entretenimento, pediu muito mais do telespectador. Quem esteve disposto a pagar o preço, esta colhendo os frutos.

Questões sobre feminismo e identidade, até então nunca tratadas com tanta realidade, deixaram uma mensagem clara: Girls não passou por nossa tevê em vão. O amadurecimento também foi um carro-chefe do programa. Aprendemos de forma divertida e dolorosa que, às vezes, os sonhos estão muito longe da realidade, e que expectativas podem ser um ótimo contribuinte para o humor.

Lidando com o fim de Girls

Girls chega ao final com uma dinâmica sem grandes mudanças da qual vem desenvolvendo há anos. Ela também dá sinais de não se limitar pelo fim. Até o penúltimo episódio alguns arcos ainda estavam abertos, indicando que não terão um encerramento completo. Até ai sem surpresas, ninguém espera um final maniqueísta para a série que simplesmente não se importa com essas regras de narração.

Confira o trailer oficial para o último episódio de Girls, intitulado de Latching

SERVIÇO
Girls
Domingo, às 0h, na HBO. Disponível também na plataforma HBO GO.

*Estagiário sob supervisão de Vinícius Nader