Rodrigo Hilbert

Top 10: programas sobre gastronomia na TV

Publicado em Lista

Uma combinação que já se consagrou e ganhou fãs no mundo todo é TV + gastronomia. Quem não ama ficar babando na frente da telinha? O Próximo Capítulo separou uma lista com os melhores programas:

Reasons GIF - Find & Share on GIPHY

Chef’s table – Netflix

Já pensou viajar e conhecer os melhores restaurantes do mundo sem sair do sofá? É essa a ideia de Chef’s table, uma série de documentários da Netflix, em que cada episódio conhecemos a história de um chef renomado, e um pouco da sua gastronomia e do seu restaurante. A proposta deu tão certo, que até ganhou uma edição especial: Chef’s table: France.

Pedro Serrão/Divulgação
Pedro Serrão/Divulgação

Vida mais Bela – GNT, terça, às 22h

Está certo que o programa anterior de Bela Gil (Bela cozinha) era mais ligado à gastronomia. Vida mais Bela não é propriamente dito um programa sobre gastronomia, e, sim, sobre a rotina dela e da família dela. Isso não quer dizer que o estilo natureba dela esteja de fora. Ela se encontra com chefs macrobióticos, fala sobre as delícias (oi?) da cozinha natural e gera polêmica com as famosas trocas de uma gostosura por um alimento natural.

Jon Favreau GIF - Find & Share on GIPHY

Jiro – Dreams of sushi – Netflix

Se você gosta de sushi, então este documentário foi feito para você. Ele conta a história de Jiro, o homem por trás do melhor sushi do mundo. Ele se dedicou a vida inteira a descobrir a receita perfeita, e com isso conseguiu três estrelas Michelin. O restaurante, que funciona em uma estação de trem, tem apenas um balcão. Lá, Jiro se dedica incansavelmente a sua arte. Mas cuidado, já aviso que a vontade vai ser grande.

Edu Guedes

Melhor pra você – Rede TV!, de segunda a sexta, às 10h

O programa diário da Rede TV tem um quadro de culinária comandado pelo chef e apresentador Edu Guedes. Ele não gosta de chamar o que faz de gastronomia porque aposta em receitas fáceis e com truques para nenhuma amiga dona de casa botar defeito. Simpático e às vezes um pouco atrapalhado (como todos nós), Edu mostra o passo a passo de receitas simples e que muitas vezes podem ser reproduzidas pelo público. Aliás, essa é a ideia: ele adora quando sabe que alguém fez um prato ensinado por ele na tevê.

Sugar Stars

Quanto mais doce melhor (Sugar stars)

O programa faz todo mundo passar fome, principalmente as formiguinhas de plantão. Como o nome sugere, os episódios acompanham a confecção de diversos doces e bolos para festas diferentes. Cada dia uma pessoa diferente procura a equipe especializada em organizar eventos, e propõe um tema para uma comemoração. O programa acompanha toda a preparação, desde a decoração até o preparo das delícias.

Rodrigo Hilbert

Tempero de família – GNT, quinta, às 20h

Não basta ser bonito, ter um par de filhos gêmeos superfofos e ainda ser casado com a maravilhosa Fernanda Lima. Rodrigo Hilbert ainda cozinha bem. Pelo menos é o que parece em Tempero de família. Na atual temporada, o bonitão cozinhou lagosta, marisco e ainda visitou restaurantes à beira da praia. Tudo isso sem frescura. É o estilo Rodrigo Hilbert de ser!

Somm

Somm: dentro da garrafa – Netflix

O documentário segue alguns dos maiores sommeliers do mundo, que falam sobre os seus vinhos favoritos. É uma aula e tanto sobre a bebida, e uma chance de ver a paixão que os produtores têm pelas uvas.

Rita Lobo

Cozinha prática – GNT, segunda, às 20h

Rita Lobo é o que o nome do programa já entrega: prática. E nesta temporada, prática e brasileira. A cada episódio um ingrediente domina todas as receitas, sendo aproveitados ao máximo — chuchu, couve-flor e peixe já tiveram vez. Para completar, ela sempre ensina um prato com a dobradinha mais brasileira que existe: arroz com feijão!

Masterchef - mezanino

MasterChef Brasil – Band, terça-feira, às 22h30

Nosso reality show favorito não podia ficar de fora da lista, não é mesmo? O programa tem de tudo: além das receitas maravilhosas, tem competição, emoção, jurados que a gente ama, participantes cativantes… Se não fosse o horário, seria perfeito!

Cecília Aldaz

Um brinde ao vinho – Globosat Mais, quarta, às 22h30

Belos pratos pedem… belos vinhos! É com essa filosofia que a sommelier Cecília Aldaz comanda uma viagem por vinícolas brasileiras, argentinas e chilenas. Mas nada daquela conversa chata de sommeliers. Cecília apresenta a bebida de maneira simples, mas sem deixar de lado análise da uvas e das sensações que elas passam. Ela está aí para mostrar que não é uma enochata.

Por Vinícius Nader e Luisa Ikemoto