Javier Cámara e Jude Law em cena do seriado The young pope.
Créditos: Fox/Divulgação

The young pope apresenta um papa americano vivido por Jude Law

Publicado em Minissérie, Séries

Série The young pope estreia recheada de polêmicas e com elenco que inclui Javier Cámara e Jude Law

Colaboração de Ricardo Daehn

Queridinho de Pedro Almodóvar, o ator Javier Cámara caiu nas graças da tevê, veículo no qual encara desafio duplo: a terceira temporada de Narcos e The young pope, série que estreia sábado, às 22h, na Fox.

Na pele do Monsenhor Gutiérrez, personagem próximo ao papa vivido por Jude Law, o espanhol Cámara enfrentou duas barreira linguísticas: o inglês, idioma falado na série, e o italiano do diretor Paolo Sorrentino. “Atuar em inglês é sempre complicado. Tenho a sensação de perder parte da verdade. Eu tinha o e-mail de Sorrentino há tempos. Nos demos bem nos nossos contatos”, reforça o ator. “Paolo é um homem preocupado com beleza e técnica, mas creio que não gostaria de ter uma estética vazia de conteúdo. Deu diretrizes para o elenco, marca muito tudo, a cada cena, mas, ainda assim, nos deu muita liberdade”, conta o ator, em entrevista ao Correio.

Monsenhor Gutiérrez revela um tipo que sofre muito e tem vários segredos. “De certo modo, ele foi chamado por Deus. Carrega uma vocação sincera e repleta de fé, além de ter espiritualidade profunda”, conta o artista, sem esconder as polêmicas embutidas na série que foca um papa fictício, sem muito comedimento e um tanto arrogante.

“É histórico termos papas com muitos pensamentos distintos. Alguns, aliás, com valores bem mais duros. Temos atualmente um papa que é muito benevolente, bem mais próximo do povo. Na série, queremos mostrar a responsabilidade de um homem frente ao posto com tanto poder e, muitas vezes, encerrado em si mesmo”, sublinha o ator.

Polêmicas em The young pope

Mais do que respostas, nas críticas de The young pope, está o peso das perguntas que pairam. “O programa vem um pouco para sacudir certezas: cerca o amplo pensamento de um ser humano, em condição diferenciada. Meu personagem é compreensivo com relação ao papa. Gutiérrez seguirá evoluindo, próximo ao pontífice”, adianta o ator, em relação à segunda temporada.

No faz de conta, há a ressalva de que nada do que for visto na telinha traz autenticidade do Vaticano. Segmentos das basílicas de de São Pedro e de São Marcos foram refeitos, com boa parte do set na Cineccitá, sede de muitas obras de Federico Fellini.

“Questionar a Igreja não foi intenção da obra. Aliás, ninguém sabe se Sorrentino crê ou não; se propõe uma crítica férrea à Igreja ou, ao contrário, a ama. Sempre gostei desta perspectiva: um misto de santidade e de obscurantismo”, pontua.

SERVIÇO
The young pope
Estreia sábado (29/4), às 22h, no canal Fox Premium. Após a exibição na tevê, todos os episódios estarão disponíveis no App da FOX para acesso premium e o primeiro episódio com acesso grátis por 15 dias.