The voice US
Crédito: The voice/Reprodução

The voice Us: Será que dá para ter esperança na 12ª temporada?

Publicado em Reality show

A décima segunda temporada de The voice US está no ar e marca o retorno de Gwen Stefani para a bancada ao lado de Blake Shelton, Adam Levine e Alicia Keys. Todo mundo sabe que o formato já está desgastado, mas será que dá para ter esperança em uma boa temporada?

Quando o The voice US surgiu na televisão, o programa deu uma sacudida no formato de realities shows musicais por escolher os participantes somente com base em seus talentos vocais por meio das audições às cegas, em que os jurados só veem o rosto do participante após apertarem um botão que garante a permanência no jogo. O oposto de atrações como American idol, em que uma história triste levava muito em conta, e The X factor, em que um rosto comercial e uma boa presença de palco valem muito.

Mais já são 12 temporadas da versão norte-americana no ar, sendo duas sequências por ano em um ritmo um tanto frenético. Ao longo das temporadas, a produção até passou por algumas reformulações, como a presença de novos técnicos e mudanças na dinâmica da competição, mas não foram o suficiente.

O formato está desgastado. Mas toda temporada eu insisto e começo a assistir — muitas vezes para passar raiva depois. Mas será que dá para ter esperança na 12ª temporada do The voice US? Neste momento estou dividida, tenho gostado. Mas é bom lembrar que a atração ainda está na fase de batalhas e tudo começa a desandar exatamente na quarta fase, dos programas ao vivo.

Desgaste do The voice US

A (chata) soberania de Adam Levine e Blake Shelton

A bancada do The voice US costuma ter um rodízio de técnicos. A atração já teve Christina Aguilera, Miley Cyrus, Shakira, Usher, Alicia Keys, Gwen Stefani, CeeLo Green e Pharrell Williams. No entanto, entra ano e sai ano, Blake Shelton e Adam Levine continuam em suas funções de técnicos.

The Voice GIF - Find & Share on GIPHY

Nada contra a dupla, até acho que são bons mentores e gosto demais dos dois, mas seria interessante para o programa ter uma temporada sem os cantores. Até porque existe uma polarização do público do reality show em torno dos dois. É muito difícil um outro técnico conseguir vencer o programa mesmo que tenha o melhor competidor da temporada, já que Blake e Adam tem as maiores torcidas. Os únicos que conseguiram despancar a dupla foram Usher, Pharrell e Christina Aguilera, cada um em apenas uma temporada.

A longa fase ao vivo

O The voice sempre costuma começar bem. O motivo é que possui três ótimas fases no início da atração: audições às cegas (em que os participantes se apresentam para os jurados que ficam de costas), batalhas (quando os integrantes de cada time se enfrentam em um dueto) e nocautes (momento em que os participantes disputam novamente, mas cada um cantando uma música).

O problema é que a coisa desanda mesmo quando chegam as fases ao vivo. A etapa é longa, tem muito artista repetindo músicas que ficaram marcadas em outras temporadas (cadê a criatividade dos técnicos?) e até os jurados perdem um pouco da sua graça na hora de julgar as apresentações (cadê aquele charme todo das audições às cegas?).

Vida pós-The voice US

Diferentemente do American idol e da versão britânica do The X factor, o The voice US ainda não conseguiu apresentar ao mundo um vencedor que faça sucesso. Os artistas são ótimos, mas há uma certa dificuldade de inserção no mercado. Dos 11 vencedores, apenas Jordan Smith, Cassadee Pope e Danielle Bradberry conseguiram uma certa projeção. E olha que nem foi tanto assim…

Mas como a esperança é a última que morre…

The Voice GIF - Find & Share on GIPHY

Nova dinâmica

A 12ª temporada tem chamado atenção por uma nova dinâmica entre os jurados. Esta a primeira temporada em que Blake Shelton e Gwen Stefani estão juntos no programa após assumirem o romance. Isso trouxe ao reality show uma nova dinâmica entre os técnicos. Tem sido interessante ver a química do casal e o elenco inteiro, que fica completo com Adam e Alicia Keys, está em ótima sintonia. Rezemos para que isso siga nas próximas fases.

The Voice GIF - Find & Share on GIPHY

Convidados interessantes

Além de mentores famosos, o The voice US também é marcado por trazer ótimos convidados nas fases das batalhas e dos nocautes. Nesta temporada, a atração apresenta, por exemplo, Céline Dion e John Legend. Mas o programa contou ao longo das temporadas com nomes como Rihanna, Taylor Swift, Nate Russ, Chris Martin (Coldplay) e Ryan Tedder (One Republic).

Boas versões

Como em todo reality show, o The voice US depende muito do elenco. A atração precisa de boas apresentações. E toda temporada tem (pelo menos) alguém que arrasa. Como a Autumn Turner nas audições às cegas desta temporada…

SERVIÇO
The voice US – 12ª temporada
Terça, às 21h55, no canal Sony.