A primeira prova do MasterChef Profissionais desta semana foi disputada em trios
masterchef2 A primeira prova do MasterChef Profissionais desta semana foi disputada em trios A primeira prova do MasterChef Profissionais desta semana foi disputada em trios

Representante de Brasília, Thales e sua língua afiada salvaram episódio do MasterChef Profissionais

Publicado em Reality show

Queridinho da edição do MasterChef Profissionais, o formosense Thales não deixou o morno episódio desta semana cair no marasmo. Saiba quem deixou o reality show!

Se fosse uma faca, a língua de Thales, chef morador de Brasília, seria das mais afiadas possível. O representante da capital federal no MasterChef Profissionais deitou e rolou na edição desta terça-feira (9/10), destacando-se tanto (e em alguns momentos até mais) pela verve crítica do que pela cozinha. A edição das imagens não perdoou e mostrou todas as vezes que Thales gerou polêmica no episódio.

O MasterChef Profissionais começou com uma prova em equipe. Os nove chefs foram divididos em três times: azul (Rafael, Thales e Roberta), amarelo (Daniel, Marcela e Heaven) e vermelho (André, Manu e William). Cada time recebeu uma peça de contrafilé inteira de carne bovina para a realização de uma verdadeira bateria de provas, com vários rounds ー a primeira equipe a chegar aos três pontos seria a vencedora e subiria ao mezanino.

A primeira prova foi separar a peça de carne em cinco cortes: prime rib, ancho, chorizo, partherhouse e T-Bone. De cara, descobrimos uma coisa que o Thales não sabe, pois ele confessou não ter nenhuma técnica de açougue. Depois de separar os cortes, os times passaram por uma avaliação dos jurados Paola Carosella, Henrique Fogaça e Erick Jacquin. Surpreso com o resultado, Jacquin disse que todos foram muito bem e defendeu que os três times saíssem com o primeiro ponto. Os dois pares dele concordaram e assim foi feito.

O segundo round da prova do MasterChef Profissionais era fazer um dos cortes. Thales sorteia ancho e a prova passa a ser fazer na churrasqueira um ancho mal passado, com vinagrete e farofa. O time azul começou a prova se estranhando, pois Rafael teve dificuldades em entender o que era um vinagrete à brasileira, já que ele morou 17 anos fora do país. Ele também sugere que eles coloquem manteiga na carne, depois de pronta, sugestão rechaçada por Thales e Roberta. Thales e Rafael ainda discordaram com relação à farofa preparada por Thales. Segundo ele mesmo, estava “uma delícia”, mas Rafael sugeriu adicionar sal na receita. Estamos falando de Thales, o que quer dizer: sugestão anotada, mas não acatada.

Preocupado com o ponto, Rafael sugeriu que a equipe servisse a carne fatiada. Mesmo sem achar que fosse necessário, Thales e Roberta aceitaram. E aí o time se perdeu: o ponto estava certo, mas a carne acabou esfriando e sendo alvo de críticas dos jurados. A equipe amarela errou o ponto ー “uma pena! Essa carne está linda, com um ponto perfeito e saborosa, mas a prova era servir mal passada”, lamentou Paola. O time vermelho também acertou o ponto e ainda fez os melhores acompanhamentos. Ponto para André, Manu e William.

O terceiro round foi fazer uma receita com partherhouse. “É o corte mais difícil da noite”, avisou Jacquin, antes de anunciar que eles deveriam grelhar a carne ao ponto e servir com uma crosta de ervas, purê de batata, creme de espinafre e salada. Ufa!

Thales não gostou quando Rafael disse que a farofa dele precisa de mais sal
Thales não gostou quando Rafael disse que a farofa dele precisa de mais sal

A disputa teve um novo round entre Thales e Rafael. Roberta ficou responsável pelo creme de espinafre. Na hora que estava quase pronto, ela pede para os dois rapazes provarem. Ela e Rafael acham que está tudo bem, mas Thales diz que está grosso porque ainda engrossaria mais quando esfriasse. Ele acabou convencendo Roberta a mexer na receita e deixar o preparo mais ralo. Pois foi exatamente essa a crítica que o trio escutou dos jurados, que classificaram o creme deles como uma “sopa” de tão rala. Thales mandou mal nessa e Roberta ainda reclamou: “nunca mais mexo em receita minha quando eu souber o que estou fazendo”.

O time amarelo de novo errou o ponto da carne e o vermelho fez mais um trabalho perfeito, levando mais um ponto e a vitória na prova. Com isso, William, Manu e André estavam imunes. Aliás, vale a pena ficar de olho em André ー o rapaz está se destacando cada vez mais e surge como um dos favoritos ao título.

Saiba como foi a eliminação no MasterChef Profissionais

A prova de eliminação foi tensa também. Os chefs foram apresentados a receitas francesas que teriam que ser reinventadas e não replicadas. A receita foi sorteada por Rafael. Aliás, Thales queria porque queria sortear novamente, mas Rafael se antecipou e acabou fazendo as honras, o que não deixou o formosense muito feliz, não. O resultado: cassoulet.

Do mezanino, Manu e André comentam que Rafael e Heaven deveriam ter dificuldades na prova porque a cozinha deles é mais clássica. Depois de comprar o mercado quase todo, Heaven parecia mesmo meio perdida ー “é compulsão”, explicou ela a Paola quando ela questionou o tamanho das compras da menina.

Thales mostrou mais uma vez as garras na prova. Ele tinha uma peça grande de bacon e Marcela precisava de uma gordura para a receita. Ele não cedeu e disse que se ela quisesse poderia usar outra carne que ele daria um pedaço. Contrariada, ela concordou. Thales já disse outras vezes que está no MasterChef Profissionais para jogar.

Ao apresentar os pratos para os jurados, Thales cometeu uma gafe ao concordar com Paola que ela é velha. Na verdade, o que a argentina queria dizer é que não curte muito as invencionices moleculares na cozinha. “Sou mais da essência, do sabor”, afirmou ela, antes de criticar a falta de sal no feijão branco de Thales. Jacquin também critica o tempero do ingrediente e a louça escolhida. Thales não gosta do que ouve ー você não imaginaria o contrário, certo? ー e diz que o feijão estava bem bom.

Os outros participantes alternaram bons momentos e receitas não tão bem executadas assim. Rafael e Daniel se destacaram na prova e a melhor quem levou foi Rafael. Entre as piores, Heaven e Marcela ficaram na berlinda. Marcela não acertou na releitura com frutos do mar e acabou deixando o MasterChef Profissionais.