Taís Araújo
Crédito: Instagram/Reprodução. Atriz Tais Araújo sobre caso de racismo Instagram/Reprodução. Tais Araújo costuma se posicionar nas redes sociais

Taís Araújo: Uma atriz do seu tempo

Publicado em Sem categoria

Taís Araújo não foge das polêmicas e desfila opinião sobre preconceito, política e feminismo no Saia justa e como a divertida e engajada Michelle, do seriado Os Brau.

Quando apareceu na novela Xica da Silva, da extinta TV Manchete (lembra?), Taís Araújo chamou a atenção pelo talento, mas também pela personalidade e por se posicionar em questões polêmicas. Tanto que, no dia em que completou 18 anos, autorizou o diretor Walter Avancini a gravar as sequências em que Xica toma banho nua numa cachoeira. Antes, a cena precisava de permissão do Juizado de Menores.

Vinte e um anos depois, Taís continua roubando a cena pelo posicionamento, seja na ficção, seja na vida real. No primeiro caso, ela vive Michelle no ótimo seriado Mister Brau, cuja nova temporada estreou na última terça-feira. Ao lado do marido, Lázaro Ramos, Taís canta, dança e interpreta. Na recente leva de episódios, Michelle aparece sem papa nas línguas e disparando frases contra o machismo e o racismo, como “meu corpo não pode fazer nada que eu não queira” e “chega de machismo, Brau!”, bradada após deixar claro que Os Braus (programa que os personagens apresentam dentro do seriado) é “nosso” e não “seu”.

Reprodução/ Internet. Pitty, Astrid Fontenelle, Mônica Martelli e Taís Araújo: atual formação do Saia Justa
Reprodução/ Internet. Pitty, Astrid Fontenelle, Mônica Martelli e Taís Araújo: atual formação do Saia Justa

 

Longe da ficção, Taís é uma das debatedoras do Saia justa, no GNT. Na companhia de Pitty, Astrid Fontenelle e Mônica Martelli, Taís, em pouco mais de um mês, mostrou a que veio. A atriz já falou sobre preconceito, racismo, feminismo e se engajou, ao vivo, na campanha mexeu com uma, mexeu com todas.

Nas redes sociais, Taís também não costuma deixar barato e, assim como as colegas Camila Pitanga e Leandra Leal, solta o verbo contra o que não concorda e exalta quando um negro ganha o mundo das artes, como aconteceu com Moonlight – Sob a luz do luar. Taís faz isso sem parecer panfletária e de uma forma elegante. Assim deveriam ser todas as empoderadas da tevê.