CBNFOT220120200125 Crédito: Amazon Prime Vídeo/Divulgação. ena da série Star Trek: Picard da Amazon Prime Vídeo

Star Trek: Picard bebe da fonte da franquia, ao mesmo tempo que assume elementos modernos

Publicado em Séries

Primeiro episódio da série estreia nesta sexta-feira (24/1) na Amazon Prime Vídeo. O Próximo Capítulo assistiu aos três primeiros e te conta o que esperar de Star Trek: Picard

O universo de Star Trek é amplo. A franquia ganhou, ao longo dos mais de 50 anos, diversas versões, seja no cinema, seja na telinha. A partir desta sexta-feira (24/1) ganha mais uma. É Star Trek: Picard, seriado da Amazon Prime Vídeo, em 10 episódios que tem como foco o ex-capitão da Enterprise, Jean-Luc Picard, interpretado pelo ator Patrick Stewart, que está de volta após dar vida ao personagem em The next generation e Nemesis.

A decisão de trazer Picard de volta para um seriado é bastante acertada, principalmente, com o retorno do intérprete. Patrick Stewart é a alma de Star Trek: Picard, por ser um personagem extremamente empático que já começa a trama em uma situação de vulnerabilidade. A história tem início com Picard em seu vinhedo na França e aposentado da Tropa Estrelar após a morte do amigo e androide Data e dos trágicos acontecimentos que envolvem, entre eles, a destruição de Rumulus.

A série faz questão de mostrar a frustração e o sentimento de culpa do personagem. Em meio a isso, ele se depara com uma desconhecida, a misteriosa Dahj (Isa Briones), uma mulher que é atacada no início do primeiro episódio e, por algum motivo — que nem ela é capaz de responder — segue em busca do ex-capitão para que ele possa ajudá-la. É interessante ver essa interação entre os dois personagens, um já conhecido da franquia e outra completamente nova. Também há algo instigante que leva o espectador a querer continuar assistindo para saber o desenrolar dessa relação.

Crédito: Amazon Prime Vídeo/Divulgação. Cena da série Star Trek: Picard da Amazon Prime Vídeo

Os personagens secundários e novos vão aparecendo aos poucos. A cada episódio eles são introduzidos e demonstrando a importância deles para essa trama, que, nada mais é do que uma jornada dentro de uma grande conspiração envolvendo androides, romulanos e borgs. Como de costume, Star Trek traz, nas entrelinhas, diversas discussões que partem inicialmente da diversidade — ou das dificuldades que as pessoas encontram de lidar com ela.

Ao mesmo tempo que bebe da fonte de Star Trek, com essa temática e com o retorno de velhos personagens, a nova versão traz um frescor. O visual é deslumbrante, com efeitos visuais do nível de obras cinematográficas. A introdução de novos personagens também é outro ponto positivo e responsável por uma nova abordagem, mais moderna em relação aos temas.

Uma parceria entre CBS e Amazon Prime Vídeo, a série ganhará novos episódios semanais na plataforma. Até por isso, a trama acerta em ter ganchos a cada episódio, o que faz o espectador querer voltar. Esse recurso foi bem utilizado nos três primeiros capítulos, que deixam pontas tanto sobre o que ainda vai acontecer, quanto sobre fatos que aconteceram antes, entre o fim de Nemesis, que é quando se passa a trama, e entre os filmes da trilogia protagonizada por Chris Pyne nos cinemas que interferem diretamente em Picard.