Jurados do The voice Brasil
thevoice Crédito: Globo/Divulgação. Jurados do The voice Brasil

Setembro, o mês dos realities musicais

Publicado em Reality show

Setembro ficará marcado na tevê como o período de estreias das novas temporadas dos realities musicais. Brasília costuma ter representantes. Fique de olho!

O mês de setembro na televisão aberta e fechada é sinônimo de estreias das novas temporadas de três realities shows musicais: The voice Brasil, The voice US e The X Factor UK. Em pelo menos um deles, a presença de um artista brasiliense é bastante provável, já que a cidade tem sido um celeiro de artistas nesse tipo de competição.

 Ellen Oléria no The voice reencontro
Crédito: Mauricio Fidalgo/Divulgação

Há cinco temporadas no ar com a versão adulta e duas com a versão kids, o The voice brasileiro contou com mais de 15 participantes do Distrito Federal, entre eles, a vencedora da primeira edição, a cantora Ellen Oléria. Na época, a artista já tinha uma carreira consolidada na cidade e o álbum Peça. Após o programa, ela lançou Ellen Oléria (2013), pela gravadora Universal Music (parte da premiação do reality), e Afrofuturista (2016), de forma independente. A cantora, inclusive, é uma das convidadas da atração The voice reencontro, que acompanhou a vida pós-The voice de 24 participantes, com exibição depois do programa Conversa com Bial desde 4 de setembro.

A nova e sexta temporada do The voice Brasil estreia em 26 de setembro na Rede Globo. A principal novidade do reality é a presença de Ivete Sangalo na bancada de técnicos assumindo o lugar de Claudia Leitte — que vai para o The voice kids ao lado de Simone & Simaria e Carlinhos Brown. A baiana se junta a Michel Teló, Lulu Santos e Carlinhos Brown. Segundo Teló, essa será a temporada em que ele buscará o tricampeonato. “Não vou para brincar não. Ganhei com o Renato Vianna e no ano passado com a Mylena Jardim. Esse ano, vou pra cima”, garantiu, em entrevista.

Michel Teló acredita que o The voice é uma grande plataforma para novos artistas. Questionado sobre a dificuldade dos participantes de se manter em alta após o fim do programa, o sertanejo afirma que tem a ver com o trabalho de continuidade. “O The voice Brasil dá uma visibilidade incrível e historicamente realmente quem ganha é a melhor voz do programa. O desafio é dar continuidade no trabalho. É preciso seguir a carreira, levar a sério e o problema é que fora do programa, o artista precisa de respaldo, empresário, assessoria… Mas o The voice, com certeza, muda a vida dessas pessoas”, analisa.

Versões internacionais dos realities musicais

As novas temporadas do The voice US e The voice UK também chegam à telinha neste mês. Destas, apenas o The voice UK já tem confirmada a presença de um participante brasileiro. A personal trainer Elisangela Mahogany estará nos primeiros episódios da 14ª temporada, em que interpreta a faixa Shape of you, de Ed Sheeran.

Como o programa chega ao Brasil em 13 de setembro, às 21h na Sony, alguns dias após a estreia na Inglaterra, que ocorreu no último dia 2, na internet há vídeos da apresentação e a confirmação de que Elisangela conseguiu passar da fase de audições para a próxima etapa da atração. Ponto para o Brasil. A nova temporada mantém a bancada da anterior com Simon Cowell, Louis Walsh, Sharon Osbourne e Nicole Scherzinger, com apresentação de Dermot O’Leary.

Fiorella Mattheis e Ana Vilela no programa The voice extras do canal Sony
Crédito: Sony/Divulgação. Fiorella Mattheis e Ana Vilela no programa The voice extras do canal Sony

Já o The voice US exibe a 13ª temporada a partir de 27 de setembro no Brasil, às 21h, também no canal Sony. Como nas outras temporadas, o programa tem um rodízio de técnicos. Desta vez, Adam Levine e Blake Shelton estarão acompanhados de Miley Cyrus, que retorna à atração, e da novata Jennifer Hudson, cantora revelada no reality show American idol. Além do programa, a emissora transmitirá o The voice extras com apresentação da brasileira Fiorella Mattheis comentando os episódios com presença de convidados, como Manu Gavassi, Ana Vilela e Rick Bonadio.

“Foi uma experiência incrível. Depois que eu sai do programa, eu tinha um público e uma caminhada a seguir. Muitas portas se abriram e ainda se abrem. Eu sempre fiz shows, mas se tonaram algo mais profissional. Tive que assumir essa responsabilidade. Criei um nome a partir do The voice kids, uma identidade artística. Estou trabalhando em um single e um EP que pode ser lançado até o começo do ano”
Bell Lins, 17 anos, cantora e participante da primeira temporada do The voice kids

“Estamos muito empenhadas e felizes em fazer parte desse time. Daremos o nosso melhor, levaremos a nossa verdade com o coração repleto de carinho para cada talento que passar por aquele palco”
Simone, da dupla Simone & Simaria, sobre a participação do duo na terceira temporada do The voice kids, que estreia em 2018