Smallville
Smallville Série Smallville será lembrada em painel com Tom Welling

#Throwback Thursday: as séries teen que mais deixaram saudades

Publicado em Séries

Algumas séries acabam, mas continuam nos nossos corações. Aposto que só de falar em “saudade” já vem algum nome à sua cabeça. Pensando nisso, a nova série do Próximo Capítulo vai trazer, toda quinta-feira, uma lista com os seriados que marcaram e não são mais exibidos, nem estão disponíveis para streaming #ficaadicaNetflix #aloAmazonPrime #tbt

Colaboração de Ana Carolina Fonseca*

Dawson’s Creek (1998-2003)

Essa já é um clássico. Dawson’s Creek foi, talvez, o principal nome do início do sucesso das séries adolescentes. O drama, que revelou Katie Holmes para o mundo, conta a história de um grupo próximo de amigos de infância: Dawson (James Van Der Beek), Joey (Holmes) e Pacey (Joshua Jackson), além da misteriosa Jen (Michelle Williams). Antes mesmo de estrear, o seriado ganhou fama e publicidade, porque muitos críticos acusaram a série de exibir um conteúdo muito adulto e explícito para a faixa etária. Mesmo assim, foi sucesso de audiência e nas premiações. Ah, e quem não lembra da trilha sonora, marcada pela romântica Kiss me, da banda Sixpence none the richer?

Curiosidade: a série foi criada pelo roteirista do filme de terror Pânico (1996), Kevin Williamson.

Barrados no Baile (1990-2000) e 90210(2008-2013)

Aqui a saudade é dupla. É que 90210 teve duas versões, uma em cada geração. A original, conhecida aqui em terras brazucas como Barrados no baile, conta a história de uma família do interior que se muda para Hollywood (código postal 90210 – daí vem o nome da série). Os filhos adolescentes e seus amigos são os protagonistas. A série acompanha os romances, dramas e festas do grupo liderado por Brandon (Jason Priestly) e Brenda Walsh (Shannen Doherty) do ensino médio até a faculdade e vida adulta.

90210 é uma espécie de continuação. Uma das protagonistas, Erin Silver (Jessica Stroup), é meia-irmã de alguns dos personagens originais. Ela é muito amiga dos irmãos Annie (Shenae Grimes) e Dixon (Tristan Wilds), totalmente inspirados na dupla original. A série tem a mesma cara da primogênita mas, é claro, com um toque de modernidade, o que muda tudo. Já tem celular, mensagem, YouTube… é quase uma Gossip girl na praia. O seriado lida com questões como fama, dinheiro, ética, sexualidade e até temas mais sérios, como violência sexual, distúrbio bipolar e câncer de mama. Mas calma, não é tão pesada! As duas versões são leves e viciantes, com um toque de melodrama, lindas paisagens e adolescentes muito mais adultos do que os da vida real.

 

Greek (2008-2011)

“Sexo, livros e rock’n roll”. Essa era a chamada brasileira da série, que, sim, está mais voltada para um público jovem adulto. Os personagens principais eram universitários descobrindo as aventuras e dramas da vida de adulto, romances e paixões, decisões sobre carreira. A série segue Rusty (Jacob Zachar), que acaba de entrar na faculdade e decide participar de uma fraternidade (tipo uma república, só para homens). Ele tem uma relação difícil com a irmã mais velha, a patricinha Casey, muito dedicada à sua sororidade (a versão feminina da república grega) e a vida perfeita. Então entram Evan (Jake McDorman) e Cappie (Scott Michael Foster), ex-amigos e agora presidentes de fraternidades rivais, que brigam por tudo, inclusive pelo coração da Casey. Eles são opostos um do outro; enquanto Evan é o garoto de ouro, Cappie aparentemente só liga para festas, bebida e mulheres.

A série pode parecer bastante superficial, mas marcou por seus momentos genuínos de amizade, relações familiares, além de um tratamento legal de temas como relacionamento gay e estereótipos. Além de, é claro, ótimas festas e muito drama.

Greek

 

One Tree Hill (2003-2012)

No começo, parecia uma série boba sobre um adolescente que sonha em ser jogador de basquete e tem uma rivalidade com o meio-irmão. Cheio de intrigas entre jovens no ensino médio, a série era marcada por problemas típicos do mundo adolescente, e embora não tenha registrado grandes níveis de audiência, manteve um público fiel. Após seis temporadas, o enredo mudou bruscamente com a saída de dois protagonistas: Peyton Sawyer (Hilarie Burton) e Lucas Scott (Chad Michael Murray). A partir deste ponto, a trama focou em problemas mais adultos, como gravidez, emprego e relacionamentos frustrados. Também foram tratadas polêmicas como anorexia, abandono, adoção, drogas e bebida.

Agora, vamos combinar, o forte da série foram Brooke Davis (Sophia Bush), Haley James (Bethany Joy Lenz) e Nathan Scott (James Lafferty), além das atrações musicais que sempre foram muito presentes. Passaram pelo seriado bandas e cantores como Gavin DeGraw, Sheryl Crow, The Wreckers, Jimmy Eat World, Fall Out Boy, Cheap Trick, Lupe Fiasco e Grace Potter.

Smallville (2001-2011)

“Somebody saaaaaaaave me!” Vai dizer que você não sente saudade dessa música de abertura marcante? Bem antes de Arrow, Flash e Supergirl chegarem às telinhas, Smallville já lançou a tendência do herói moderno na televisão. Ou melhor, o herói antes de ser o mito: nas primeiras temporadas, a história mostra a evolução de Clark Kent (Tom Welling) enquanto descobre seus poderes – para, mais tarde, se tornar um dos super-heróis mais famosos do mundo.

O seriado durou dez anos e mostrou vários personagens do universo DC: Lois Lane, o ex-melhor amigo e vilão Lex Luthor, e até Oliver Queen e Kara Kent, que depois ganharam seus próprios seriados, Arrow e Supergirl. Smallville foca muito nas relações de amizade e família, com um clássico triângulo (ou quadrado?) amoroso e muitos, muitos fãs.

Curiosidade: a série contou com a atuação de Jensen Ackles, o Dean de Supernatural, durante uma temporada, e de Justin Hartley, o Kevin de This is Us.

 

Veronica Mars (2004-2007)

A última da lista é provavelmente a menos conhecida, mas não menos querida. Aliás, Veronica Mars é tão amada pelos fãs que o filme, lançado sete anos depois do cancelamento da série, bateu recordes de financiamento coletivo. É que o último episódio exibido não deu encerramento à história da investigadora teen e deixou aquele gostinho de quero mais.

A série conta a história de Veronica (Kristen Bell), uma adolescente abalada com a morte da melhor amiga Lily (Amanda Seyfried). O pai, Keith Mars, era o xerife da cidade, mas foi removido do cargo após acusar a família de Lily do assassinato. Então, começou a trabalhar como detetive particular, com a ajuda de Veronica. Cada episódio tem um mistério novo, geralmente envolvendo algum colega de classe da protagonista. Aliás, os amigos – e inimigos – dela são quase tão interessantes quanto a própria Ronnie. Além disso, cada temporada tem um caso. Tem ação, suspense, romance, comédia, um clima noir: ou seja, imperdível.

Ah, e Veronica Mars contou com a participação de vários convidados especiais: Alyson Hannigan (a Lily de How I met your mother), Max Greenfield (o Schmidt de New girl), Krysten Ritter (a Jessica Jones!), Leighton Meester (eterna Blair de Gossip girl), a celebridade Paris Hilton, Jane Lynch (a Sue de Glee), Aaron Paul (o Jesse de Breaking bad), Matt Czuchry (o Logan de Gilmore girls)… a lista é enorme!

Veronica Mars

 

Gostou? Deixe sua sugestão de série que merece entrar no nosso #tbt nos comentários!

 

*Estagiária sob a supervisão de Vinicius Nader