A fama atrai, mas o que sabemos sobre o que está atrás dos bastidores? As produções televisivas contam
Sobre os bastidores Crédito: Jeff Christensen A fama atrai, mas o que sabemos sobre o que está atrás das telas? As produções televisivas contam

Conheça séries sobre bastidores da fama e do sucesso

Publicado em Lista, Séries

Séries sobre bastidores da vida dos famosos mostram que a fama e o sucesso tem muito mais altos e baixos do que os flashs dos paparazzis pressuponham

Fama, sucesso, dinheiro, poder. Se existir um universo que atrai a atenção da maioria das pessoas, ele responde por show business. Muito se comenta sobre ser uma grande estrela do entretenimento, mas de fato, pouco se sabe.

No fim das contas, nada pode parar a vontade de provar um pedacinho de Beverly Hills, e para isso é que surgiu um filão muito explorado pelas produções de tevê: as séries sobre bastidores. Elas nada mais são do que conteúdos que apostam em enredos sobre o que acontece no mundo dos famosos e poderosos de Hollywood, assim como exploram as atrações que os deixaram tão poderosos e famosos.

Com alguns hits e fracassos, outros sucessos e floops, as séries que apostam neste enredo têm, no mínimo, a atenção do público. Que tal conhecer um pouco das histórias daquele mundo que, nós mortais, só vamos conhecer pela tevê mesmo?

Séries sobre bastidores

Entourage

Beer GIF - Find & Share on GIPHY

Ok, os clássicos primeiros. A história de Entourage marcou um ponto base na saga das séries de bastidores em Hollywood apostando, acima de tudo, na veracidade. Diversas estrelas da cidade dos anjos já afirmaram que pontos de suas carreiras foram bem semelhantes ao conteúdo retratado na produção do canal HBO. Se isso for verdade, é seguro dizer que um pouco de diversão eles tiveram.

O enredo criado por Doug Ellin estreou em 2004 contando, dos primeiros passos até o estrelato, a saga de Vinny, um novo astro de cinema. Mas ele não chega lá sozinho. Junto com quatro amigos (Eric, Drama, Turtle e Ari), Vinny conhece um lado atraente e um pouco descontrolado das terras de Hollywood.

A série retrata os bastidores dos grandes blockbusters de uma forma que pode ser classificada como “terra sem leis”, onde atores e produtores poderosos estão mergulhados em um mundo de objetos e muito dinheiro, sexo, ambição e até mesmo infantilidades, mas sem muitos valores éticos. Uma imagem “caos banhado a luxo”.

Smash

Tv GIF - Find & Share on GIPHY

Se alguns enxergam o cinema como o topo do show business, outros apostam mais no teatro. Não se engane, em Manhattan o poder de atores e profissionais da Broadway é tão forte quanto qualquer outro blockbuster, e para representar esse filão, o canal norte-americano, NBC, estreou em 2012 a série Smash (confira mais sobre Smash aqui).

Apresentando um bastidor bem mais sofrido e pouco glamouroso, a produção acompanhou a trajetória de Karen, uma interiorana com o sonho dos palcos na cidade grande. Naquele nível anterior as capas de revista, Karen, acima de tudo, sofre. De certa forma, o enredo segue uma transformação da protagonista em uma personagem que se afasta de suas bases “boas e inocentes”, para uma mulher mais decidida, forte e até mesmo má em busca da fama.

I’m dying up here:

Showtime GIF - Find & Share on GIPHY

Mais do que engraçada, a comédia é trágica, pelo menos é isso que nos ensina a produção do canal Showtime sobre o backstage da cena de stand-up (leia mais sobre o tema aqui) de Los Angeles nos anos 1970. Se aqui no Brasil, os comediantes são restritos ao teatro, lá, nos Estados Unidos, os profissionais dessa época alcançaram a fama de nomes como David Latterman, Jay Leno, Richard Pryor e mais. Entretanto, a produção mostra, com refinados toques de humor negro, o quanto os bastidores da comédia podem ser pouco engraçados.

Goldie, Cassie, Ron, Eddie e outros comediantes estão tentando, antes da fama, uma forma de se manterem lidando com a complexa arte de fazer o público rir. A sinopse não é inédita, Luie C. K. é um mestre em deixar a comédia realmente engraçada pelo seu contexto de bastidor, mesmo assim a nova estreia consegue entregar momentos de reflexão.

The newsroom:

The Newsroom GIF - Find & Share on GIPHY

Ser uma estrela de cinema, ou da tevê apresenta várias variáveis, agora, ser um grande astro do jornalismo… bem, vamos trocar a palavra “várias”, por “infinitas”, pelo menos é isso que conta a série The newsroom.

A produção do canal HBO, criado por Aaron Sorkin mostrou o dia a dia de uma redação jornalística pautada (pegaram o trocadilho?) por honra, espírito de equipe e valores morais.

Se a premissa é verdadeira, ou não, é uma discussão que nosso tempo, ou paciência, prefere postergar para outro momento. O que importa de The newsroom é entender que os bastidores de um jornal muito se assemelham ao de um show business hollywoodiano, mas sem pessoas tão ambiciosas assim, pelo menos, não em relação ao dinheiro.

Episodes:

Television GIF - Find & Share on GIPHY

Estrelada por Matt Le Blanc (quem lembrar a série que fez ele famoso ganha um like, senão lembrar ele está atualmente em O chefe da casa), Episodes tem a proposta de apresentar os bastidores de uma produção seriada para a tevê norte-americana. Apresentando um clima de backstage mais calmo e sem tantos drama (afinal a produção é uma comédia), o enredo mostra, essencialmente, as dificuldades que uma produção tem de enfrentar até chegar a um nível de qualidade.

Muitas discussões são realizadas por meio desse prisma, ou seja, como definir se o que é mais importante em uma série é a qualidade e reflexão que ela proporciona, ou somente a popularidade já é o suficiente. Entretanto, antes do quinto episódio, a proposta de apresentar os bastidores já se perde, e história prefere focar em conflitos de relacionamentos e piadas sobre as diferenças entre ingleses e norte-americanos.

UnReal:

Season 1 GIF - Find & Share on GIPHY

O caminho mais fácil para se atingir muita fama, sucesso e dinheiro tem nome e sobrenome: reality show. Mesmo que não ganhem tanto respeito, os corajosos que se permitem mostrar a vida diante das câmeras, certamente conseguirão a atenção do público, e se aqui a “nave muito louca” do Big Brother Brasil é a maior representação de reality tevê, nos Estados Unidos nenhum outro bate o – não tão – romântico The bachelor (que conseguiu sua versão tupiniquim na Rede TV! com Fábio Arruda e, sem surpresa, não vingou).

The bachelor foi o responsável por promover grandes capas de revistas, e polêmicas intermináveis – desde traições, até mesmo acusações de violência dentro do “jogo” – na buscar pelo amor eterno entre um solteiro e várias pretendentes.

Se pela frente das lentes o programa já dá pano para manga, imagina por trás. É exatamente essa a proposta de UnReal, do canal Lifetime. A produção, fictícia, desenvolve o enredo nos bastidores do – suposto – The bachelor e apresenta ao público um reality show que sai da mente de produtores com mal caráter, com fome de audiência e dispostos a destruir incontáveis vidas em busca dos melhores dramas. Ou seja, produzir um reality bem irreal, só com o pior dos participantes. UnReal não brinca no quesito apresentação de bastidores e aplica uma triste veracidade diante da busca pela fama – tá bom, busca pelo “amor” – que muitos empreendem.

E ai, se assustou ou se apaixonou mais pelo mundo da fama?