séries

Séries que completam 10, 20 ou 30 anos em 2019

Publicado em Lista, Séries

Em 2019, séries consagradas, como Seinfeld, Os Simpsons, Modern family e Todo mundo odeia o Chris, celebram aniversários marcantes. Confira as produções que comemoram 10, 20 ou 30 anos

Direto do túnel do tempo! Há 30 anos, a televisão norte-americana estreava três séries marcantes para o formato.

Seinfeld

Em 5 julho de 1989, a comédia Seinfeld teve o primeiro episódio exibido. A produção, que durou nove temporadas, acompanhava quatro amigos solteiros em Nova York: Jerry Seinfeld (Jerry Seinfeld), um humorista de stand up comedy; o pão duro George Costanza (Jason Alexander); Elaine Benes, a ex-namorada de Seinfeld (Julia Louis-Deyfrus), uma mulher que se frustra constantemente com a procura pelo homem ideal; e Cosmo Kramer (Michael Richards), o vizinho maluco de Jerry.

A sitcom é considerada um marco na tevê por ter quebrado tabus, ter apostado em um formato diferenciado e ainda ter revelado vários atores e atrizes. Há quem diga que Seinfeld é uma espécie de pai e mãe de Friends e produções desse estilo.

Baywatch

Nos dias de hoje Baywatch (mais conhecida no Brasil como SOS Malibu) é uma série pra lá de datada, porém, em 22 de setembro de 1989 a produção estreou na telinha norte-americana para ficar no ar por 10 anos se tornando um grande sucesso e ainda batendo um recorde do Guinness book: foi o seriado mais assistido da tevê em 1996 com 1,1 bilhão de telespectadores em 142 países.

A trama girava em torno do trabalho de uma equipe de salva-vidas na Califórnia. Além de mostrar o dia a dia de trabalho, a narrativa acompanhava os dramas pessoais dos personagens. Por ter durado 10 anos, a série teve bastante troca-troca no elenco. Apenas David Hasselhoff, o Mitch Buchannon, ficou do início ao fim. Mas o que marcou época em Baywatch mesmo foram as cenas do elenco correndo na areia para os salvamentos.

Os Simpsons

Em 17 de dezembro de 1989, a animação Os Simpsons entrou na programação dos Estados Unidos para não sair nunca mais. O desenho sobre a família encabeçada por Homer e moradora de Springfield está há 30 temporadas no ar, com um humor diferenciado (que abriu as portas para o estilo na animação), acumulando participações de famosos e ainda “previsões do futuro”.

Criado por Matt Groening, o desenho faz uma sátira a uma típica família norte-americana de classe média. Para isso, além de Homer, a produção tem a mulher dele Mage e os três filhos Bart, Lisa e Maggie, sem contar nos personagens secundários, que fazem parte da rotina do clã.

Já há 20 anos, era a vez de uma série que marcou história fazer sua estreia, enquanto outras duas tão marcantes quanto se despedirem da telinha.

The Sopranos

A maior série da HBO, antes da existência de Game of thrones, The Sopranos acompanha o protagonista Tony Soprano (James Gandolfini), um homem que comandava uma máfia em Nova Jersey e pelo estresse do “trabalho” e da família busca ajuda psicológica após uma crise de pânico.

A série foi lançada em 10 de janeiro de 1999 — aqui no blog a gente lembrou o aniversário do seriado na data. Existe uma negociação de um filme prequel focado no passado do protagonista.

Se Seinfeld pode ser pai de Friends, vale dizer que The Sopranos pode ser pai de Breaking bad, tanto em formato com reviravoltas, como na “humanização” do chamado anti-herói, dois grandes trunfos da produção, que também marcou época na televisão norte-americana.

Mad about you

Mais conhecida no Brasil como Louco por você, a série encerrou sua história em 24 de maio de 1999 depois de sete temporadas. A produção acompanhava a história do casal Paul (Paul Reiser), um documentarista, e Jamie (Helen Hunt), uma relações públicas. Os dois moravam em Nova York — como a maior parte das comédias norte-americanas — e a narrativa abordava o crescimento e o amadurecimento do casal.

The nanny

Sucesso no Brasil, a série ficou no ar durante seis temporadas chegando ao fim em 12 de maio de 1999. A produção acompanhava a protagonista Fran Fine (Fran Drescher), uma mulher que ao perder o trabalho numa loja de noivas do ex-namorado acaba virando, sem querer, a babá da família Shelffield encabeçada por Maxwell (Charles Shaughnessy) pai de três crianças.

Enquanto isso, há 10 anos, a tevê viveu um momento de muitas estreias e também algumas despedidas!

True blood

Num momento em que as tramas de vampiros no cinema e na literatura estavam em alta, a HBO apostou em True blood, que estreou em 18 de janeiro de 2009. A produção era inspirada na série de livros de Charlaine Harris e mostrava os vampiros se tornando cidadãos comuns após uma evolução científica. A história se passava em Bon Temps, pequena cidade de Lousiana, e tinha a garçonete Sookie (Anna Paquin) como o centro da trama.

The L word

Em 8 de março de 2009, The L word chegava ao fim. A atração ficou seis temporadas no ar e fez história ao centrar a narrativa na vida e nos relacionamentos de mulheres lésbicas e bissexuais em Los Angeles. A produção foi a primeira a focar na questão debatendo temas como a “saída do armário” até a inseminação artificial.

ER

Popularizada no Brasil como Plantão médico, ER foi a série que deu início às franquias do formato de drama médico. Lançada oficialmente em 1994, a atração chegou ao fim em 2 de abril de 2009 após 15 temporadas revelando artistas, como George Clooney, e abrindo as portas para o estilo na tevê. A atração acompanhava a rotina dos médicos para salvar os pacientes no pronto socorro de um hospital em Chicago.

The vampire diaries

No mesmo ano em que True blood estreou, outra série de vampiro teve seu lançamento: The vampire diaries em 10 de setembro de 2009. Mais juvenil do que a adulta True blood, a produção acompanhava Elena Gilbert (Nina Dobrev), uma humana que se apaixona pelo vampiro Stefan Salvatore (Paul Wesley). O seriado ficou no ar por nove temporadas e conquistou uma legião de fãs até chegar ao fim em 10 de março de 2017.

Todo mundo odeia o Chris

Dois mil e nove também foi o ano do adeus de uma das séries mais adoradas pelos brasileiros: Todo mundo odeia o Chris. A produção teve apenas quatro temporadas exibidas entre 22 de setembro de 2005 e 8 de maio de 2009, porém marcou pela história de humor das desventuras de Chris, um jovem nos anos 1980 que vivia com a família o pai Julius (Terry Crews), a mãe Rochelle (Tichina Arnold) e os irmãos Tonya (Imani Hakim) e Drew (Tequan Richmond) no Brooklyn.

The good wife

Em 22 de setembro de 2009, a série criminal estreou tendo a personagem Alicia Florrick (Julianna Margulies) como protagonista, uma mulher que precisa largar a vida de dona de casa para reassumir o antigo trabalho de advogada após o marido Peter (Chris Noth) ser preso depois de um escândalo envolvendo sexo, prostituição e corrupção.

A produção ficou sete temporadas no ar, chegando ao fim em 8 de maio de 2016. O sucesso foi tanto que o seriado ganhou uma versão derivada, a série The good fight, que tem Diane Lockhart, personagem de Christine Baranski em The good wife, como foco.

Modern family

Em janeiro deste ano foi anunciado que Modern family chegará ao fim em sua 11ª temporada. A notícia chega exatamente no ano em que a comédia celebra 10 anos da estreia em 23 de setembro de 2009.

Queridinha do Emmy, com 14 estatuetas do prêmio, Modern family marcou por trazer diferentes perspectivas do cotiano de uma família, abordando o conceito de “nova família” pelo clã liderado por Jay Pritchett (Ed O’Neill), que se divorcia e casa com a colombiana Gloria Delgado (Sofia Vergara).