series

Xô, estresse! Séries passam mensagens positivas para enfrentarmos a realidade

Publicado em Séries

Produções como The good place e Jane the virgin, que exibem suas novas temporadas, mostram enredos com personagens otimistas. Conheça séries com a mesma característica

Nem sempre é fácil enxergar o lado bom da vida, a não ser que você seja um eterno otimista. Personagens que conseguem ver situações favoráveis até mesmo em momentos difíceis têm tido cada vez mais espaço nas produções televisivas e conquistam o público. Com o objetivo de mostrar essa tendência, o Correio selecionou cinco séries em que o otimismo é palavra de ordem, seja no enredo, seja na personalidade de algum personagem. Assista e se inspire!

Séries que passam mensagem positiva

The good place


“Bem-vinda. Está tudo bem”. Essa é a frase com que a protagonista Eleanor Shellstrop (Kristen Bell) se depara no primeiro episódio de The good place. A comédia, lançada em 2016 e atualmente na segunda temporada, gira em torno da personagem, que, ao morrer descobre que está no “lugar bom”, uma espécie de céu, por conta das boas ações feitas durante a vida na Terra.

O problema é que Eleanor tem certeza de que o fato se trata de confusão. Afinal de contas, ela não foi assim tão boa durante a vida. Isso a faz viver um dilema: revelar ou não a confusão? É a partir desse questionamento que a personagem começa a fazer de tudo para aprender a ser uma boa pessoa. Para isso, ela conta com a ajuda de Chidi Anagonye (William Jackson Harper), Tahani Al-Jamil (Jameela Jamil) e Jianyu Li/Jason Mendoza (Manny Jacinto).

Os conceitos de bondade e ética são debatidos na série de forma bastante leve e cômica e por meio da história do quarteto de protagonistas. A primeira temporada está disponível completa na Netflix. A segunda tem episódios disponibilizados semanalmente no catálogo da plataforma.

Jane the virgin


Inspirada na novela venezuelana Juana la virgen (ou Joana, a virgem, como ficou conhecida no Brasil), Jane the virgin está há quatro temporadas no ar mostrando a história de Jane (Gina Rodriguez). A protagonista é uma jovem religiosa que engravida artificialmente e acidentalmente — durante uma consulta no ginecologista — de Rafael Solano (Justin Baldoni), o chefe dela no Hotel Marbella.

Por ser bastante sonhadora e por viver no mundo das novelas mexicanas — ela é uma fã do estilo —, a personagem sempre acredita que tudo dará certo no final. Até por isso, não se preocupa com a trapalhada que a leva a engravidar de outro homem, quando, na verdade, ainda é virgem e está noiva do atual namorado, Michael Cordero Jr. (Brett Dier).

A quarta temporada estreia em 7 de novembro, às 21h30, no canal Lifetime. A quinta e última sequência está em produção e ainda não tem previsão de lançamento nos Estados Unidos e no Brasil.

Anne with an E

Com duas temporadas disponíveis na Netflix e a terceira confirmada pelo serviço de streaming, a produção canadense tem como base o livro Anne de Green Gables, de Lucy Maud Montgomery, de 1908. Na série, Anne Shirley Cuthbert (Amybeth McNulty) é uma jovem órfã, que vê a vida mudar quando é adotada por um casal de irmãos.

Apesar das adversidades de uma vida simples e da adaptação à família, Anne está tão feliz com a sua nova situação, que enxerga um lado positivo em cada acontecimento em que vivencia na fazenda de sua nova família. Para isso, a personagem usa e abusa da imaginação. Mesmo sendo uma série leve, Anne with an E debate temas como bullying e preconceito.

Unbreakable Kimmy Schmidt


Criada por Tina Fey e Robert Carlock, Unbreakable Kimmy Schmidt acompanha a história de Kimmy (Ellie Kemper), mulher que vai viver em Nova York após deixar um bunker onde ficou presa ao lado de outras três mulheres por conta de um fanático religioso que as convenceu de que o mundo vivia o apocalipse.

Quando é libertada do abrigo, Kimmy decide largar a pequena cidade de Indiana e ir morar em Nova York em busca de oportunidades. Empolgada com o fato de viver numa metrópole, ela faz de tudo para se dar bem na cidade mesmo sem saber nada da vida atual. Mas o jeito “indestrutível” — como sugere o título da série — de Kimmy, a faz superar as adversidades.
Produção original da Netflix, a comédia tem três temporadas disponíveis na plataforma. A quarta está em processo de filmagem. Está confirmado que a sequência será o encerramento da história de Kimmy.

Brooklyn nine nine

Bastante comentada no último ano por ter sido cancelada e depois resgatada pela Netflix após os pedidos dos fãs na internet, a comédia retrata as mudanças no dia a dia de uma delegacia de polícia no distrito do Brooklyn, em Nova York, depois da chegada do capitão Raymond Holt (Andre Braugher).

Um dos protagonistas da produção é o detetive Jake Peralta, papel de Andy Samberg. É exatamente no personagem que Brooklyn nine nine tem seu lado otimista. Jake tenta manter uma visão positiva do mundo mesmo vivendo em uma realidade em que tem que lutar para prender os bandidos e lidar com situações criminosas.

A série teve cinco temporadas exibidas e a sexta está em produção pela Netflix. Ainda não há previsão de lançamento dos novos episódios na plataforma.