o mistério de shelly Crédito: Mais Globosat/Divulgação. Cena da série israelense O mistério de Shelly.

Séries israelenses destacam o mercado audiovisual do país

Publicado em Séries

Produções como Homeland e Rua Augusta tiveram inspiração em séries israelenses. Conheça mais sobre a produção seriada de Israel

Quando se fala em países produtores de série, logo vêm à cabeça Estados Unidos e Inglaterra, que são as maiores indústrias desse mercado. Pois, a partir de agora, comece a pensar também em Israel.

Apesar de ser mais conhecido pelos conflitos religiosos, o local tem uma grande produção audiovisual e que, muitas vezes, se torna inspiração para séries americanas, ao apostar em histórias que têm como temática principal a religião, os relacionamentos entre judeus e árabes e a dinâmica política e militar do país.

Há dois anos, o Instituto de Exportação de Israel, divulgou que as vendas para televisão e cinema tinham quadruplicado na última década e gerado US$ 268 milhões para o audiovisual do país.

O exemplo mais conhecido de adaptação norte-americana é Homeland, que é uma versão do canal Showtime para a história do seriado israelense Hatufim (Prisioneiros de guerra). Assista abaixo o trailer da série!

E não foram só os Estados Unidos que se inspiraram nas produções de Israel, o Brasil tem alguns exemplos para chamar de seu. Sessão de terapia, do GNT, foi uma versão de In treatment. Rua Augusta, que foi lançada neste ano no canal TNT, tem como base a série Allenby St (leia aqui uma matéria sobre a produção brasileira).

E, talvez, já de olho nesse bom momento da indústria israelense, canais como Mais Globosat e o serviço de streaming Netflix começaram abrir espaço para as produções originais do país.

No Mais Globosat, em abril, estreou a série O mistério de Shelly (assista aqui). O thriller israelense segue a vida da policial Shelly, que vê tudo mudar quando o corpo da irmã gêmea é descoberto depois de 17 anos da morte dela causada por um afogamento. Já na Netflix, é possível acompanhar as duas temporadas de Fauda (confira aqui a produção). A série gira em torno de uma unidade secreta de Israel que opera dentro de territórios palestinos.

As duas emissoras têm em seu catálogo outras opções de produções de Israel. Que tal, então, dar uma chance para essas séries?